Por:

Teresópolis alinha chegada do Instituto Federal de Educação

Prefeito Vinicius Claussen e a comissão do IFRJ | Foto: Foto: Divulgação/ASCOM-PMT

Na terça-feira (02), um importante passo foi dado para o fortalecimento do ensino público em Teresópolis, com a realização de uma reunião entre representantes da Prefeitura e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). O encontro teve como objetivo discutir os detalhes da implementação de um novo campus do IFRJ na cidade, uma iniciativa que promete impactar positivamente a educação e o desenvolvimento local.

O prefeito Vinicius Claussen recebeu a Pró-Reitora e Vice-Reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Alessandra Paulon, a diretora de Ensino Técnico e Qualificação Profissional do instituto, Gilsiane Escobar, e o diretor de Planejamento e Desenvolvimento de Ensino, Clenilson Souza Jr. em seu gabinete. O objetivo foi alinhar a implementação do campus do IFRJ em Teresópolis, uma das seis cidades fluminenses selecionadas pelo Governo Federal para receber a unidade.

O lançamento oficial da implementação do IFRJ em Teresópolis está agendado para o próximo dia 2 de maio, às 18h, na Prefeitura, com a presença dos representantes do instituto. Na ocasião, gestores de ensino, professores, entidades, organizações e empresas serão convidados a participar do evento.

Segundo o Prefeito, a presença de uma instituição pública de ensino federal na cidade é um marco significativo, destacando que a capacitação em áreas como TI, Turismo, Agricultura e Gastronomia.

A Pró-reitora Alessandra Paulon ressaltou que, inicialmente, o instituto terá uma sede provisória em uma unidade de ensino estabelecida na cidade até a construção da sede definitiva. Além disso, destacou a possibilidade da vinda do programa do MEC 'Mulheres Mil' para Teresópolis, visando promover a formação profissional e tecnológica articulada com o aumento da escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Sobre o campus

A implementação do campus do IFRJ em Teresópolis é parte de um projeto mais amplo do governo federal, que prevê a criação de 100 novos campi em todo o país, com a geração de 140 mil novas vagas, principalmente em cursos técnicos integrados ao ensino médio. O investimento total previsto é de R$ 3,9 bilhões, através do Novo PAC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.