Por:

Teresópolis ganha o Prêmio Prefeitura Empreendedora

Prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen recebeu a premiação | Foto: Divulgação

Na quarta-feira (27), dez municípios do Rio de Janeiro foram vencedores do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. Dentre eles, Teresópolis conquistou o título na categoria Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo. A premiação tem como propósito valorizar administradores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo e valorização ao empreendedorismo e à modernização da gestão pública local.

De acordo com as informações, para a final da etapa estadual, 31 projetos foram selecionados e 24 municípios concorreram em dez categorias. Pela distribuição geográfica, três da Região Metropolitana, dois da Região Serrana, dois do Médio Paraíba, um da Região dos Lagos, um da Costa Verde e um da Região Norte. Os vencedores por categoria são: Teresópolis - Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo; Volta Redonda - Cidade Empreendedora; Macaé - Compras Governamentais; Cordeiro - Empreendedorismo na Escola; Paraty - Empreendedorismo Rural; Saquarema- Governança Territorial; Rio de Janeiro-Inclusão Produtiva; Paracambi- Sala do Empreendedor; São Gonçalo - Sustentabilidade & Meio Ambiente e Vassouras-Turismo & Identidade Territorial.

Ao todo, 42 municípios fluminenses se inscreveram com 72 projetos na primeira etapa fluminense. A análise do Sebrae Rio mostra que houve um aumento de 44% no número de inscrições em comparação a última edição do prêmio. O gerente de Políticas Públicas do Sebrae Rio, Tito Ryff, ressaltou em sua fala que é importante estimular o desenvolvimento social e econômico dentro das cidades. "Os pequenos negócios mudam vidas, pois eles são importantes para o desenvolvimento econômico e social. Por meio dos agentes públicos, é importante que o ambiente de negócios seja aprimorado para quem empreende. São ações como essa que elevam muito a percepção e a visão do desenvolvimento municipal", disse.

Além da etapa estadual, o Prêmio Prefeitura Empreendedora - Sebrae Rio, oferece a premiação em âmbito nacional que esse ano vai acontecer no dia 11 de junho em Brasília. Os municípios finalistas que concorrem a esta fase, são: Angra dos Reis; Areal; Cachoeiras de Macacu; Campos dos Goytacazes; Cordeiro; Macaé; Magé; Maricá; Niterói; Nova Friburgo; Paty do Alferes; Paracambi; Parati; Quissamã; Rio de Janeiro; São Francisco de Itabapoana; São Gonçalo; São José do Vale do Rio Preto; Sapucaia; Saquarema; Teresópolis; Três Rios; Vassouras; Volta Redonda.

Sobre o Prêmio

Desde 2001, o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) destaca o papel dos gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios. Realizado a cada dois anos, o PSPE reconhece práticas e experiências de gestão com vistas à melhoria do ambiente de negócios, ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial em prefeituras municipais de todo o Brasil, bem como Administrações Regionais do Distrito Federal (DF) e de Fernando de Noronha (PE), representadas por prefeitos e prefeitas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.