Por: Vinicius Barros

Solidariedade e resiliência na assistência às vítimas

Ginásio Poliesportivo Pedro Rage Jahara em Teresópolis foi disponibilizado | Foto: Vinicius Barros

Por Vinicius Barros

Nos últimos dias, o município de Teresópolis adotou medidas preventivas e estratégicas em resposta às intensas chuvas na Região Serrana. Diante dos sinais meteorológicos de risco, a cidade se mobilizou para proteger e acolher sua população vulnerável. Um destes locais foi o Ginásio Poliesportivo Pedrão, que se tornou o centro principal de acolhida, devido à sua localização e estrutura. Doações de alimentos e itens essenciais estão sendo recebidas e distribuídas no Pedrão.

A ação solidária, coordenada pelo gabinete de crise temporário estabelecido pelo prefeito Vinícius Claussen, recebe contribuições de diversas fontes, incluindo doações de outros municípios do Rio de Janeiro, secretarias do Estado e moradores locais. Jean dos Santos, Coordenador da Ouvidoria Geral de Teresópolis, destacou o compromisso do Pedrão em servir como ponto de coleta e distribuição desses recursos essenciais.

"Estamos em uma força-tarefa para atender às solicitações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, juntamente com a Defesa Civil. Nossa equipe, em conjunto com assistentes sociais, realiza um mapeamento das necessidades reais das famílias afetadas, para garantir que os recursos cheguem aonde são mais necessários", explicou.

A importância dessas doações vai além do simples fornecimento de alimentos e produtos básicos. Em momentos de crise, gestos como esses representam uma fonte de esperança e solidariedade para aqueles que enfrentam dificuldades extremas. "Como agentes públicos, estamos aqui para receber essas doações e direcioná-las para aqueles que realmente precisam neste momento de aflição", ressaltou Jean.

O horário de funcionamento inicialmente estabelecido para a ação é das 9h às 18h, podendo ser estendido conforme a necessidade identificada pela Defesa Civil e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Ponto de Apoio

Segundo o secretário de Esporte de Teresópolis, Júlio Alberto, transformar o Pedrão em ponto de apoio foi uma medida estratégica nesta situação emergencial pela qual o município passa.

"Colocamos assistentes sociais à disposição e disponibilizamos uma sala para receber as pessoas fisicamente. Além disso, liberamos nosso espaço do setor médico, que agora está servindo como um centro de atendimento da Secretaria de Saúde", explicou.

Júlio também destacou que, próximo ao local designado para as doações, está sendo providenciado abrigo para aqueles que perderam suas casas. "Estamos recebendo pessoas desabrigadas aqui no Pedrão. Por esse motivo, algumas atividades estão sendo suspensas temporariamente até que as questões relacionadas ao aluguel social e outros procedimentos burocráticos sejam resolvidas, permitindo que essas pessoas possam retornar para suas casas, familiares ou encontrar outra solução habitacional", explicou.

Mobilização

O vereador Amós Laurindo, de Teresópolis, compartilhou detalhes sobre a mobilização e os esforços realizados em resposta aos impactos das intensas chuvas que assolaram a região. Em uma narrativa carregada de urgência e solidariedade, o Vereador descreveu sua atuação desde os primeiros momentos em que a chuva foi anunciada.

"Nas primeiras horas de sábado, fomos informados sobre a queda de barreiras que tragicamente atingiram residências, resultando em vítimas fatais", relatou Amós. "Imediatamente nos dirigimos ao local e, a partir desse momento, não cessamos nossos esforços. Juntamente com o executivo, participamos ativamente das ações coordenadas pela Defesa Civil e pela Secretaria de Serviços Públicos", disse.

Diante da previsão de continuidade das chuvas, Amós reforçou o apelo para que os moradores notificados pela Defesa Civil deixem suas casas em busca de locais seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.