Por: Redação

Comitê de Chuvas RJ apoia cidades da Região Serrana

Cláudio Castro, Leandro Monteiro (Bombeiros) e Bernardo Rossi acompanham as ações | Foto: Divulgação/Governo do Estado

O Comitê de Chuvas RJ mobilizou equipes de diferentes secretarias do Governo do Estado para apoiar os municípios da Região Serrana atingidos pela chuva desde a última quinta-feira (21), que permaneceu até este domingo (24). Ainda na sexta-feira (22), com o alto número de ocorrências de deslizamentos e transbordamento de rios em Petrópolis, o governador Cláudio Castro transferiu o Comitê de Chuvas para Petrópolis, onde permaneceu até sábado pela manhã.

Foram enviados maquinários, aumento nos efetivos das equipes que atuam na linha de frente em resposta às chuvas, e resgate das vítimas das chuvas nos municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. O governador lamentou as mortes ocorridas, afirmou que o Estado trabalha para evitar que outras pessoas percam suas vidas durante as chuvas e destacou o investimento feito em tecnologia para salvar e preservar a vida humana.

Em Petrópolis, Castro parabenizou o trabalho do Corpo de Bombeiros pelo resgate da menina Ayla. A criança de 3 anos ficou soterrada sob escombros de uma residência que desabou no bairro Independência, em Petrópolis, e foi encontrada com vida pelos militares após 16 horas de buscas. O governador elogiou o empenho de todas as estruturas do estado que ainda estão mobilizadas para minimizar os transtornos causados à população fluminense pelas fortes chuvas.

"Os equipamentos do governo estão sendo fundamentais nos salvamentos. A infraestrutura, a tecnologia, estão nos ajudando a preservar a vida humana. Os alertas e outras ações preventivas estão sendo importantíssimos, porque o Estado está chegando antes de acontecer tragédias e auxiliando as prefeituras", disse Cláudio Castro.

Envio de suprimentos

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), enviou medicamentos, como analgésicos e antibióticos, máscaras, luvas, cateteres, ataduras, seringas, agulhas, entre diversos outros insumos, para municípios afetados pelas chuvas. A secretária Claudia Mello, esteve, na manhã de sábado (23), em Petrópolis, acompanhando a equipe do governador Claudio Castro, que determinou a ida de equipes, com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na pasta, para as cidades mais impactadas.

"A SES-RJ está prestando apoio aos municípios de diferentes formas. Neste primeiro momento, enviamos kits de calamidade para Petrópolis e Teresópolis, e determinamos a ida de técnicos para apoiar as ações de resposta dos municípios", afirma a secretária.

Os profissionais orientam, avaliam a capacidade de resposta dos municípios e verificam o tipo de material de que mais necessitam. De acordo com Silvia Carvalho, superintendente de Emergências em Saúde Pública da SES-RJ, que visitou Petrópolis, é necessária atenção à possibilidade de aumento do número de casos de doenças de veiculação hídrica, que são aquelas transmitidas por água e lama contaminadas.

"Essa preocupação é recorrente. São inúmeros os microrganismos que podem provocar doenças. Eles se manifestam diretamente através de enfermidades como leptospirose, doenças diarreicas, entre outras, e indiretamente, como a dengue, que se torna uma preocupação ainda maior, devido ao cenário epidêmico. São doenças sérias que, sem o manejo clínico adequado e no tempo oportuno, podem causar internações e óbitos", alerta.

Em Teresópolis, a equipe da SES-RJ se reuniu com a subsecretária municipal de Atenção à Saúde, Michelli Pinto, no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, na Várzea. Os abrigos temporários instalados no Colégio Municipal Dorvalino de Oliveira, no bairro Correia, e no CIEP Sebastião Melo, no bairro Barroso, também foram visitados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.