Por: Leandra Lima

Hospital Alcides Carneiro realiza 2.418 testes do pezinho em 2023

Teste é gratuito e auxilia na detecção de doenças genéticas | Foto: Edilson Rodrigues/ Agência Senado

O Hospital Alcides Carneiro(HAC), de Petrópolis, realizou em 2023 cerca de 2.418 testes do pezinho, que integra o Programa Nacional de Triagem Neonatal(PNTN). Esses números saltaram em comparação a 2022, que registrou cerca de 2.120 testes. Em 2024, só neste primeiro trimestre, 559 recém-nascidos passaram pelo procedimento.

Segundo o Ministério da Saúde, o exame é feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê e que permite identificar doenças graves, como, hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria e as hemoglobinopatias.

A pediatra e coordenadora da UTI Neonatal do HAC, Natália Veiga, explica que o teste é gratuito e oferecido pelo SUS. Ela ressalta ainda que o feito é de extrema importância para a detecção de mais de 50 tipos de doenças genéticas, metabólicas e até mesmo hematológicas de forma precoce. "O teste agiliza e otimiza os tratamentos a partir de condutas terapêuticas definidas no momento de uma eventual detecção das doenças mencionadas", disse. A especialista diz que todos recém-nascidos passam pelo procedimento, já que o mesmo é obrigatório para todos os neonatos do Alcides Carneiro.

O MS fala que a data ideal para a coleta de sangue é entre o 3º e 5º dia de vida do bebê. O órgão reforça que a prática é importante porque as doenças destacadas acima não apresentam sintomas no nascimento e se não forem diagnosticadas e tratadas cedo, podem causar sérios danos à saúde, inclusive retardo mental grave e irreversível.

Além do teste do pezinho, o bebê é submetido aos testes de olhinho, orelhinha e coraçãozinho. Esses 4 fazem parte da PNTN e estão disponíveis gratuitamente no Sistema único de Saúde(SUS).

Outra ação conjunta aos testes para a prevenção de doenças é a vacinação contra a Hepatite B e Tuberculose (BCG), que também devem ser aplicadas logo nas primeiras horas de vida dentro das maternidades. Caso a BCG não seja aplicada no momento do nascimento, ela poderá ser efetuada até 1 mês de vida. As mães podem acessar os serviços no próprio HAC ou no Centro de Saúde da cidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.