Por: Leandra Lima - PETR

Teresópolis comemora a memória de Teresa Cristina

Homenagem relembra que é de Teresa Cristina a origem do nome da cidade | Foto: Bruno Nepomuceno/Ascon Teresópolis

Por Vinicius Barros*

Na última quinta-feira (14), Teresópolis honrou o legado de Teresa Cristina, uma figura importante na história brasileira, cujo nome batiza Teresópolis, a cidade serrana. O aniversário - mais do que uma marca no calendário - é também uma oportunidade de reflexão sobre o legado deixado por essa personalidade.

Teresa Cristina de Bourbon-Due Sicília, nascida em 14 de março de 1822, na cidade de Nápoles, no sul da Itália, foi uma figura marcante na história brasileira como Imperatriz Consorte do Brasil. Aos 21 anos, casou-se com Dom Pedro II, tornando-se a segunda Imperatriz do país. Seu papel na sociedade brasileira foi além do protocolar, participando ativamente em questões culturais e sociais.

Conhecida pelo apelido de "Mãe dos Brasileiros", Teresa foi admirada por sua dedicação às causas humanitárias e ao apoio à cultura. Durante seu tempo no Brasil, promoveu eventos culturais, apoiou instituições de caridade e incentivou o desenvolvimento de projetos educacionais.

Palácio Teresa Cristina

Com uma imponente arquitetura neocolonial, o Palácio Teresa Cristina é o centro das comemorações. Construído em 1929, o edifício tem sido testemunha do desenvolvimento político, cultural e administrativo de Teresópolis ao longo dos anos. Atualmente, o espaço abriga o gabinete do prefeito e o Teatro Municipal.

Ao percorrer os corredores do palácio, é possível se deparar com o busto em bronze da Imperatriz, uma obra do renomado escultor Rodolfo Bernadelli. A representação visual,  lembra a presença duradoura dessa figura na  comunidade e  inspira os cidadãos a valorizar os ideais de cultura, arte e tradição que ela personificava.

Após o fim do Império brasileiro em 1889, Teresa Cristina partiu para o exílio em Portugal junto com a família imperial. Sua morte, em dezembro de 1889, pouco após a Proclamação da República, foi lamentada em todo o Brasil, demonstrando o profundo respeito e carinho que o povo brasileiro tinha por ela.

Seu legado é lembrado não apenas em nomes de cidades, como Teresópolis, Teresina e Imperatriz, mas também, através das instituições culturais e sociais que ela apoiou. Teresa Cristina deixou uma marca registrada na história do Brasil, sendo lembrada pela compaixão, sabedoria e liderança.

*Estagiário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.