Por: Isabella Rodrigues*

Polícia Ambiental apreende cerca de 200 aves silvestres

Apreensão de aves silvestres em Nova Friburgo | Foto: Divulgação/Disque Denúncia

Por Isabella Rodrigues*

Durante a manhã desta quinta-feira (29), agentes do Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos, apreenderam cerca de 200 pássaros da fauna silvestre brasileira, em Nova Friburgo. A denúncia foi recebida pelo Linha Verde, programa do Disque Denúncia, com foco nos crimes ambientais.

Os policiais foram até o imóvel que manteve os pássaros em cativeiro, localizado na Rua Romão Aguilera Campos, divisa dos bairros Cônego e Olaria. Havia pelo menos 180 gaiolas, prendendo os 200 pássaros no terraço da casa, que seriam comercializados de forma ilegal.

O responsável pelas aves não apresentou nenhuma licença ou autorização para criar os animais. Sendo então encaminhado à 151ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 29 da lei 9605/98. Para esse crime ambiental a pena pode gerar detenção de seis meses a um ano, além de multa.

Com base no levantamento de dados de crimes ambientais feito pelo Linha Verde, nos primeiros dois meses de 2024 já foram registrados 26 casos, já em 2023 esse número foi de 18 casos, totalizando uma diferença de 8 crimes a mais este ano. Além disso, em 2024, o crime de maus tratos contra animais e o comércio de animais silvestres seguem com o maior número de casos.

Lembrando que, as denúncias para o Linha Verde podem ser feitas de forma anônima através dos telefones (21) 2253 1177 e 0300 253 1177, ou pelo aplicativo "Disque Denúncia RJ" disponível para smartphones. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

*Estagiária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.