Por: Isabella Rodrigues*

Usina Cultural retoma atividades com projeto Resistência Artística

A programação começa nesta sexta-feira (23), com a exposição UnoDiverso | Foto: Reprodução/Maps

Nesta sexta-feira (23), a Usina Cultural Energisa, retorna às atividades, contando com oficinas, exposição e teatro. A programação começa na sexta (23), com o projeto Resistência Artística, com a exposição UnoDiverso. Ana Carolina Turque, Ana Paula Marques Mikoczak, Bruna Dias, Charles Zippi, Flora Lis, Guilherme Caetano, Jhasmyna e Rui Possodelli, são os novos oito artistas responsáveis por dar vida para esse projeto tão especial que trabalha a arte-educação, o coletivo e o singular em sua produção. Além do grupo, a artista Elis Pinto foi convidada para compor a mostra. A exposição irá acontecer de terça a sábado, das 13h às 20h.

Os artistas foram escolhidos por meio de um edital, com inscrição de 18 artistas, que foi disponibilizado nas redes sociais da Usina Cultural (@usinaculturalnf). Os selecionados participaram de oficinas com o time de curadores, Mario Massena, Mario Moreira e Tiago Ventura.

Na programação de sábado (24), por meio da Usina Viva, o dia começa com a oficina de Elaboração de Projetos, com Christiane Campos, a partir das 13h e vai até às 20h, com um intervalo. Seguindo, às 19h, começa o teatro "Todo o tempo do mundo". A peça conta com a direção de Bernardo Dugin, (adaptada do texto do autor Luis Erlanger), apresenta o encontro de Martha (Tânia Noguchi) e Ernani (WilsonWagner) em um consultório de geriatria. O evento é gratuito, e os ingressos estarão disponíveis 30 minutos antes do espetáculo para a retirada.

A peça conta com o complemento da oficina "O ontem é agora", com os atores Tânia Noguchi e Bernardo Dugin. O objetivo da oficina é propor um exercício teatral de tempo e espaço, fazendo os participantes experimentarem o espaço/tempo a partir de uma relação passado, presente e futuro, através de seus corpos e da oralidade. A oficina acontece no domingo (25), de 9h às 12h.

A Usina Viva também está oferecendo o curso de teatro com Tomás Braune. O curso tem início no dia 05 de março e vai até julho, tendo duas aulas por semana, terça e quarta, de 19h às 21h.

"O curso é um convite para inventarmos gramáticas corporais autorais. Ao longo de seis meses, pesquisaremos a dimensão psicofísica da atuação, adotando como ponto de partida a noção de 'ação física' desenvolvida pelo diretor polonês Jerzy Grotowski. Paralelamente, estudaremos obras de artistas do campo da dança-teatro e do teatro físico, buscando identificar seus procedimentos de composição e investigar possibilidades dramatúrgicas do corpo cênico", explica Tomás.

*Estagiária

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.