Por: Redação

Capacitação no bairro Vieira

Rio Piabanha contempla ao menos dez municípios | Foto: Divulgação/Comitê Piabanha

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Teresópolis, em parceria com o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) e o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha, promove capacitações temáticas voltadas para a comunidade da microbacia contemplada no Programa Mananciais, que consiste no desenvolvimento e execução de ações para aumentar a disponibilidade hídrica e melhorar a qualidade das águas do Paraíba do Sul e de seus afluentes.

Uma das comunidades contempladas no Programa é o bairro de Vieira, localizado no interior do município. As capacitações que serão realizadas iniciam neste mês de fevereiro e abrangem quatro temáticas: Construção, recuperação e manutenção de estradas rurais sustentáveis; Boas práticas de produção agrícola (mip, uso conservacionista do solo, economia no uso da água); Adequação ambiental de propriedades rurais, manejo agroflorestal e serviços ambientais da microbacia; e Saneamento rural com ênfase no tratamento de efluentes domésticos e da produção agrícola.

Realizados na Cooperativa Agrícola de Capacitação e Geração de Renda da Microbacia do Viera (COOPVIEIRA), os primeiros cursos, que são teóricos/práticos, com dias de campo e visita técnica, abordarão as seguintes temáticas.

Construção, recuperação e manutenção de estradas rurais sustentáveis, que acontece nos dias 22 e 23, das 8h às 17h, com 20 vagas disponíveis. Esse curso visa garantir a trafegabilidade e mitigar os processos erosivos, tendo em vista o apoio aos serviços ambientais hídricos nas microbacias beneficiadas pelo Programa Mananciais. O objetivo é conscientizar a comunidade e técnicos que atuam na área sobre a importância da manutenção adequada das vias, visando melhorias significativas no acesso e na preservação ambiental.

Boas práticas de produção agrícola (mip, uso conservacionista do solo, economia no uso da água), que acontece nos dias 29 e 01 de março, das 17h às 21h, e no dia 2 de março, das 8h às 17h, ambos com 20 vagas disponíveis. Esse curso visa promover técnicas sustentáveis e eficientes com ferramentas e conhecimentos que permitam enfrentar desafios como o controle de pragas, a conservação do solo e a gestão eficiente dos recursos hídricos, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.