Por: Bruno Bacil

Teresópolis dobra o número de vagas de emprego

Comércio foi o setor que puxou a geração de empregos na cidade | Foto: Bruno Nepomuceno/Prefeitura de Teresópolis

A cidade de Teresópolis fechou o 3º quadrimestre de 2023 com um saldo de 742 novas vagas de trabalho formal abertas, segundo dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Governo Federal. O mês de julho responde pelo maior número de novas vagas no período, foram 145 no total. O painel de informações do Caged mostra ainda que, ao longo de 2023, mesmo com dados apurados apenas até o mês de setembro, o município de Teresópolis já alcançou um desempenho melhor do que em todo o ano de 2022.

Segundo o painel, em 2022, o município teve um saldo positivo de 353 contratações. Já em 2023, a cidade já registrou 742 novas vagas, um crescimento de 110% em relação ao ano anterior. O desempenho deve aumentar até dezembro, pois os meses de outubro e novembro, ainda não apurados, têm o incremento das contratações visando o movimento das festas de final de ano. Das 742 novas vagas criadas em 2023, o número representa a diferença entre as admissões (5.487) e desligamentos (4.922), o setor de serviços respondeu pelo maior número de vagas abertas em Teresópolis, foram 565, ficando na frente dos setores de comércio, construção, agropecuária e indústria.

Região Serrana

A cidade se destacou também entre municípios da Região Serrana. Em comparação com os vizinhos, Teresópolis foi o único que cresceu no período. Nova Friburgo teve queda de 26%, com 770 novos empregos gerados em 2023, contra 1.054 no mesmo intervalo do ano passado. Já Petrópolis gerou 1.584 postos de trabalho este ano, contra 2.476 no mesmo período de 2022, uma queda de 36%.

O Secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Thiago Barcellos, acredita que as ações da prefeitura ajudaram a impulsionar os números. "O perfil empreendedor do prefeito Vinicius Claussen colocou Teresópolis de volta na rota do turismo, uma indústria geradora de muitos postos de trabalho. A prefeitura demonstrou capacidade de gestão, de organização e estabeleceu com o setor produtivo uma relação muito transparente, gerando aos investidores segurança para empreender na cidade."

Novas empresas

Em números gerais, Teresópolis apresenta o maior estoque de empregos desde quando o Novo Caged começou a registrar os números, são 35.297 trabalhadores com carteira assinada contra 31.973 em 2020, um aumento de 10% no período. Segundo dados apresentados pela Prefeitura, além do crescimento dos postos de trabalho, de 2018 até agosto de 2023 a cidade passou a ter 10.806 novas empresas ativas. Saindo de 11.516 empresas em 2017 para 22.322 até agosto deste ano.

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) é o dispositivo utilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego para acompanhar a situação da mão de obra formal no Brasil, a fim de levantar dados de geração de emprego e desemprego no país. O Novo Caged agrega estatísticas do emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas Caged, eSocial e Empregador Web, e funciona desde janeiro de 2020.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.