O maior nome do Mountain Bike (MTB) brasileiro, Henrique Avancini, disputou no último fim de semana a penúltima etapa de MTB da carreira. O evento em questão foi o MTB Festival em Mairiporã, que também marcou a última disputa nas modalidades Cross-Country Olímpico (XCO) e Short Track Cross-Country (XCC) da carreira profissional do atleta. Com direito a uma chegada emocionante, Avança, como é popularmente conhecido, finalizou a etapa em primeiro no Short Track Cross-Country (XCC) e em nono no XCO.
Henrique Avancini, da equipe Caloi Henrique Avancini, e José Gabriel Marques, da Squadra Oggi, travaram uma emocionante batalha neste último fim de semana. Na categoria Elite do Short Track Cross-Country (XCC), o vencedor só foi definido na bandeirada final com os dois competidores lado a lado. Avancini venceu com um tempo de 22.44.578, enquanto José Gabriel chegou em segundo com o tempo de 22.44.579.
“Obrigado ao público, espectadores e atletas por dividirem esse momento. Tive tombos e quase tombos enganchando guidão durante todos esses anos. Cruzando a linha ‘cai, não cai’ foi a primeira vez e fico feliz de termos caído depois da linha de chegada”, disse Avancini pelas redes sociais após a vitória.
Já na prova de Cross-Country Olímpico (XCO), foi a vez de José Gabriel Marques ocupar o lugar mais alto do pódio, com um tempo de uma hora 24 minutos e 40 segundos. Enquanto Avancini finalizou a etapa na nona posição, com um tempo de uma hora 31 minutos 20 segundos.
As duas provas marcaram a despedida de Henrique Avancini das modalidades de XCC e XCO. “Cada palavra, sorriso, abraço, grito, lágrima. Eu não mudaria nada. Obrigado e adeus”, enfatizou.
Polêmica fora das trilhas
Ao final da etapa do XCO, José Gabriel fez um sinal de silêncio com as mãos após a bandeirada final. Com todo o contexto da chegada polêmica na outra categoria, muitos questionaram o atleta se o sinal foi dirigido ao rival, Avancini ou algum outro atleta.
“Aqui adianto, jamais teria sido. Óbvio que não foi para nenhum companheiro de trabalho. Todos que entram ao meu lado nas trilhas, buscam fazer o seu melhor, para que sua equipe seja representada da melhor forma possível”, enfatizou o atleta pelas redes sociais. “O meu pedido de silêncio é para os ‘haters’ dentro do MTB, que infelizmente estão em crescimento, principalmente nas redes sociais”, completou José Gabriel.
A última volta
Agora o atleta petropolitano irá se despedir oficialmente das competições, na etapa do Brasil Ride Bahia. Com percursos novos, a competição será realizada entre os dias 21 e 28 de outubro, no distrito de Arraial D'ajuda, em Guaratinga-BA.
Henrique Avancini encerra a carreira profissional no MTB sendo: 23 vezes campeão brasileiro, sendo 14 deles na elite; 5 títulos de Copa do Mundo (4 no XCC e 1 no XCO); bicampeão Mundial de maratona cross-country; vice-campeão mundial de XCC em 2021; líder do ranking mundial ao final de 2020; 13º lugar em Tóquio 2020, o melhor resultado da história do Brasil na competição.
*Estagiário