Por: Wellington Daniel

Cachoeiras podem contar com salva-vidas

Parnaso - Guapimirim | Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou, na última semana, um projeto de lei que prevê a presença de salva-vidas em cachoeiras e demais locais aquáticos públicos do município. O texto é de autoria do vereador Júnior Paixão (DC) e agora segue para a sanção ou veto do prefeito Rubens Bomtempo.

Com o calor, os locais costumam registrar uma alta movimentação. O Rocio, por exemplo, é uma das localidades mais procuradas. No feriado da Proclamação da República, o local ficou cheio de petropolitanos e turistas, no famoso Poço Negro. A localidade, geralmente atendida por um micro-ônibus, teve a operação reforçada com um veículo convencional.

No entanto, os problemas também ocorrem. Em um dos casos mais recentes, na Cachoeira da Macumba, no distrito de Itaipava, uma mulher morreu ao se desequilibrar, em uma tentativa de selfie, em 2021. Em todo o país, os dados também são preocupantes. Dados do movimento Cachoeiras Seguras apontam que são, em média, 17 mortes por afogamento por dia no país.

"Observamos com preocupação um aumento no índice de mortes por afogamentos em locais aquáticos públicos em todo o país. Como nossa cidade é rica em cachoeiras e rios muito frequentados pela população, é importante que tenhamos uma lei que garanta a segurança dos visitantes que procuram estes espaços", justificou o vereador Junior Paixão.

Pelo projeto, a Prefeitura seria responsável pelo serviço e há a possibilidade de fechar convênios e parcerias com órgãos governamentais e empresas para a contratação dos profissionais.

Problemas em praias

Até mesmo nos locais que já possuem salva-vidas, há problemas. Nestes casos, pela falta de cuidados dos frequentadores. Só neste ano, o Corpo de Bombeiros já realizou mais de 1,4 milhão de ações e mais de 21 mil salvamentos marítimos no litoral do Estado do Rio. Com a onda de calor, a corporação adiantou a Operação Verão, que vai até março.

"O litoral fluminense estará ainda mais seguro neste verão. As operações marítimas serão reforçadas por 91 motos-aquáticas recém-adquiridas, dois sonares Side Scan para buscas subaquáticas, além de um drone que emite alertas sonoros para os banhistas em situação de risco no mar, em pedras e costões. As ações fazem parte de um investimento de mais de R$ 31 milhões feito recentemente pelo Governo do Estado no Grupamento Marítimo da corporação", afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.

No verão, diversos petropolitanos procuram as praias da capital fluminense e da Região dos Lagos. Por isso, é importante ficar atento às recomendações do Corpo de Bombeiros para uma viagem segura.

"Estamos atentos com diversos reforços nas praias, mas contamos também com a colaboração e obediência das pessoas às orientações dos guarda-vidas. Se for à praia, fique próximo a um posto de guarda-vidas, respeite as cores das bandeiras e jamais entre no mar em local com bandeira vermelha. Não misture bebida alcoólica com banho de mar e não frequente a praia durante a noite, pois a visibilidade é muito menor e a chance de afogamento aumenta", disse o porta-voz da corporação, Major Fábio Contreiras.

Veja dicas de cuidados em cachoeiras

- Fique atento às mudanças repentinas de clima, principalmente a "cabeça d'água". Os sinais são o aumento do fluxo e a limpidez da água;

- Esteja atento a presença de animais peçonhentos;

- Fique longe de rios e cachoeiras em casos de chuva;

- Não pule de pedras altas;

- Evite selfies em locais perigosos;

- Não use bebidas alcoólicas.

Fontes: Turispetro e CBMERJ

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.