Esta semana revendo minhas leituras passadas deparei-me com um texto que li há alguns anos, e, por sua atualidade, a ele volto, neste momento.
O escritor e acadêmico francês Jean D'Ormesson, já falecido, nos ensina a respeito de uma criação sua chamada "ineptocracia". A ineptocracia nada mais é do que um sistema de governo, no qual os menos preparados para governar, são eleitos pelos menos preparados para produzir, e no qual os menos preparados para se auto-sustentar, são agraciados com bens e serviços pagos com impostos e confiscos sobre o trabalho e riqueza de um número decrescente de produtores.
Resumindo, os que nada sabem e pouco produzem, põem no poder os que pouco sabem e nada produzem, para que estes administrem as riquezas, os bens e os serviços confiscados daqueles que algo sabem e algo produzem.
Atenho-me à atualidade deste texto, posto que é o que estamos vivenciando politicamente neste momento. Nosso escritor e acadêmico francês foi de uma felicidade ímpar neste neologismo, que na época de sua criação, foi premonitório. O negacionismo econômico de Lula joga contra toda e qualquer perspectiva de melhora nas contas do país e na qualidade de vida da população.
Lula e sua equipe fraca e despreparada, submete o país a uma piora quando ataca e assusta o mercado. Lula desqualifica a meta fiscal, porque sabe que este equilíbrio não acontecerá. Não acontecerá porque a inépcia está presente na condução da gestão.
Esta postura nos leva à conclusão de que a dívida só aumentará, um caminho assustador em um futuro não tão distante.
Inacreditavelmente, um editorial da Folha de S. Paulo, um jornal que, há alguns anos combate a direita, lê-se: "Lula, com suas falas, sabota o país ". Vindo de um jornal que se posiciona progressista, sempre com defesas das pautas da esquerda e em concordância com o Governo petista , lamentavelmente termos que nos curvar a esta assertiva.
Ao Presidente, lhe faltam quadros que o subsidiem e o confrontem sem medo; e que lhe apresentem ideias e programas de estado, com consistência. Mas sabemos que Lula não escuta ninguém e, por conseguinte, teremos que viver este momento de ineptocracia.
*Advogado, professor universitário e jornalista