Por: Gabriel Rattes*

Após problemas recorrentes, Petrópolis alinha cronograma para poda de árvores

Em Itaipava, na via principal há o mesmo problema | Foto: Divulgação

A Prefeitura de Petrópolis está elaborando um cronograma de poda corretiva e preventiva em parceria com a Enel Distribuição Rio, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica na região. Na manhã desta segunda-feira (6), representantes da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) e da Secretaria de Defesa Civil estiveram reunidos na sede da Enel para elaborar este calendário, tendo em vista a aproximação do período de chuva forte no município.

Entre os locais que receberão o serviço de forma prioritária, conforme mapeado pela Comdep, estão a Avenida Barão do Rio Branco, Araras, Bingen, Carangola, Quitandinha, Posse, Secretário, Meio da Serra e Fazenda Inglesa.

"Esse trabalho conjunto vai contemplar toda a cidade. Além de manter o esquema de atendimento para eventuais emergências, queremos minimizar os impactos na mobilidade urbana e também nas interrupções do fornecimento de energia elétrica, que são afetados com as quedas de árvores e galhos entrelaçados nas fiações", disse Léo França, presidente da Comdep.

Nos locais de grande movimentação, as equipes vão realizar as intervenções nos finais de semana, com o objetivo de reduzir os congestionamentos em áreas de maior circulação de veículos e pedestres. "A junção dos nossos cronogramas será fundamental para atendermos a alta demanda em Petrópolis e cuidarmos para que as árvores não voltem a atingir a rede de energia elétrica", explicou Thais Perez, coordenadora de operação e energia do polo serrano da Enel.

Problemas de quedas de árvores em fiações já são recorrentes

Fortes chuvas e ventos fortes atingiram a região nesta última sexta-feira (4), e com isso, problemas na queda de luz por conta de galhos e árvores. A moradora do bairro de Itaipava, Margarete Marques, reclamou que ficou sem luz desde a madrugada de sexta-feira (4), até às 15h27, de sábado (5). "Acordei antes das 6h e ainda estava sem energia. Fiz a reclamação e fui informada que, provavelmente, seria restabelecida às 12h30. O que não aconteceu. Geladeira desligada muitas horas e carne que estava guardada, foi para o lixo", afirmou. Ao perguntar aos trabalhadores da companhia que estavam atuando na reparação, foi informada que haviam muitas demandas no município.

Margarete enfatiza que já não é a primeira vez que acontecem problemas com quedas de árvores em fiações. "E se não fizerem um trabalho preventivo de poda, acontecerá novamente. Inclusive tem uma árvore, em frente ao número 11003, que se não for cortada, poderá cair e fazer um estrago maior. Essa que atingiu a fiação, na sexta-feira, graças a Deus, ninguém foi atingido por ela", relatou.

Segundo a Enel, o fornecimento de energia foi restabelecido por volta das 15h30. "Para atender a demanda, a concessionária reforçou em até 8 vezes o número de equipes em campo e está trabalhando para normalizar o fornecimento de energia para todos os clientes o mais rápido possível", disse em nota.

No dia 10 de outubro a Avenida Piabanha também ficou interditada devido à uma queda de árvore em fiação. A ocorrência causou um trânsito gigantesco para quem vinha dos distritos pela Avenida Barão do Rio Branco. Segundo o Sindicato das Empresas de Ônibus (Setranspetro), 21 linhas tiveram as operações impactadas e os atrasos chegaram a até 1h30 entre as viagens. Destas, três tiveram alterações no itinerário.

A Enel informou também que precisou atuar no local, junto à equipe da Comdep, que retirou a árvore. O fornecimento de energia foi interrompido por duas horas, das 11h às 13h.

 *Estagiário

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.