ITERJ se reúne com moradores do Meio da Serra

Projeto de regularização fundiária já cadastrou 400 famílias

Por

Moradores da região participaram do encontro

Com mais de 400 famílias cadastradas dentro do processo de regularização fundiária, na região do Meio da Serra, equipes do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro - ITERJ, se reuniram na noite de segunda-feira (9) com moradores para esclarecer dúvidas em relação ao andamento do processo para entrega de títulos de propriedade das moradias. A reunião atende a uma solicitação do secretário de Estado de Governo, Bernardo Rossi, que requisitou ao governador Cláudio Castro, a retomada dos processos em Petrópolis.

"Há anos trabalhamos junto ao ITERJ para garantir que as famílias que têm direito, consigam o título de posse dos seus imóveis, para que conquistem a documentação e tenham mais segurança e dignidade", assinala Bernardo.

O presidente do ITERJ, Robson Claudino disse que os trabalhos estão avançados e explicou aos moradores o passo a passo para que cada uma das famílias possa receber o titulo de propriedade.

"É um processo que tem diversas etapas: a vistoria técnica, levantamento de topografia - com o uso de drone e topografia de chão, que foi muito importante. As equipes cadastraram 420 famílias até o momento", explica, destacando que a área delimitada tem 670 lotes e outras famílias ainda podem ser incluídas. Mais de 150 pessoas que moram na região, participaram do encontro.

"A pesquisa fundiária está quase sendo concluída e a partir daí já começaremos a tramitação para entregar os títulos", explicou. Além do Meio da Serra, o programa de regularização fundiária do ITERJ está em andamento em outras duas localidades de Petrópolis: no Pedras Brancas (Mosela) e no Bonfim (Correas), onde o processo ocorre em áreas rurais e urbanas.