Por: Gabriel Rattes*

Pagamentos dos RPA’s e estagiários atrasa mais uma vez em Petrópolis

Estagiários de Educação começaram o movimento | Foto: Arquivo/TVC

Desde maio, estagiários e funcionários contratados por Recibo de Pagamento Autônomo (RPA) pela Secretaria de Educação de Petrópolis vêm sofrendo com atrasos no pagamento dos salários. Neste mês, o caso voltou a se repetir. Segundo os estagiários, o atraso está afetando a organização financeira e muitos já relatam contas atrasadas.

“Sempre atrasa e nunca temos previsão de receber, quem dirá um dia certo”, disse um dos estagiários. Os vereadores Gilda Beatriz (PSD) e Eduardo do Blog (Republicanos) estão acompanhando o caso e afirmaram que a prefeitura se recusa a responder aos ofícios enviados.

“No nosso contrato, está escrito que o pagamento deve ser feito até o 5° dia útil, só que até agora nada. Mês passado fomos receber só dia 20. Teve gente que teve seus cartões de crédito bloqueados, nossas contas ficam atrasadas e não tem como a gente fazer nada”, enfatizou um outro estagiário.

Esta situação do mês passado, inclusive, também foi noticiada pelo Correio Petropolitano. Os pagamentos só foram feitos após cobranças e ameaçadas de grave por parte dos profissionais.

Após cobranças a Prefeitura informou ontem (16), ao gabinete do vereador Eduardo do Blog, que os pagamentos seriam realizados até esta terça-feira (17). “Infelizmente virou uma prática comum na prefeitura. Hoje não há respeito nenhum pelo RPA, todos os meses o salário está atrasando. Quanto aos ofícios eles nunca respondem. Sempre prometem para o dia seguinte e vão enrolando. Todo mês essa covardia.”, disse o vereador Eduardo do Blog.

O gabinete da vereadora Gilda Beatriz afirmou estar recebendo muitas denúncias e que já oficializaram a prefeitura. Mas também alegaram a falta de respostas por parte da Secretaria de Educação. "Mais uma vez os salários dos profissionais contratados por RPA e estagiários da Educação estão atrasados. Nós recebemos a mesma denúncia todos os meses. É uma falta de respeito com esses profissionais que tanto se dedicam. Não são respeitados e valorizados. Nós oficiamos, denunciamos e cobramos, mas não recebemos nenhum retorno do Poder Público", disse a vereadora. 

A Prefeitura de Petrópolis foi procurada sobre os problemas apresentados. Informou apenas que os pagamentos foram realizados ontem (16). 

*Estagiário

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.