Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: Instituto Rio Metrópole e Serratec estudam parceria

Governo do Estado e Serratec buscam parceria | Foto: Divulgação

 

Parceria para a formação tecnológica na região

Uma das propostas do movimento Petrópolis 2030 que objetiva a retomada do crescimento econômico da cidade é a formação em tecnologia, uma das vocações do município. O projeto que une o governo do Estado e o SerraTec - Polo Tecnológico da Região Serrana, foi apresentado nesta terça (10) ao Instituto Rio Metrópole. A expertise do SerraTec em formação de mão de obra em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) poderá ser usada na formatação de um programa educacional que será desenvolvido em conjunto pelo Rio Metrópole nas 22 cidades da região.

Petrópolis na Região Metropolitana

Petrópolis voltou a figurar na região metropolitana do Estado em 2018 e o Instituto Rio Metrópole, que é o órgão executivo desta área, incorporou a cidade em uma série de ações prioritárias e a tecnologia é uma delas. O programa Metrópole Inteligente incluiu a cidade em 19 ações que têm orçamento previsto de R$ 107 milhões e o projeto com o SerraTec pode fazer parte da rubrica dessas iniciativas.

Cooperação entre institutos

Guilherme da Motta Alves e Marcelo Carius, diretores do SerraTec, acompanhados de Cláudio Mohammad, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, que lidera o movimento Petrópolis 2030, foram recebidos pelo chefe de gabinete do Instituto, Joaquim Portella e diretores técnicos do Rio Metrópole. O primeiro passo para iniciar a cooperação é conhecer de perto o SerraTec, em visita já agendada para a próxima semana.