Por:

Justiça debate segurança

Luciano Mattos coordena a reunião com Cláudio Castro | Foto: MPRJ/ Divulgação

O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, recebeu, em seu gabinete, o governador Cláudio Castro; o procurador-geral do Estado, Bruno Dubeux; os secretários de Estado de Polícia Civil, José Renato Torres; de Polícia Militar, Luiz Henrique Marinho Pires e de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel, para tratar de temas ligados à segurança pública, como operações policiais e a transferência de presos para unidades federais.

Luciano Mattos reforçou a necessidade de divulgação do plantão permanente criado pelo Ministério Público do Estado do Rio para receber comunicações de operações policiais e denúncias de abusos por parte de agentes de segurança do Estado, que possam ocorrer no curso das operações.

"O MPRJ é o único MP do país que possui esse tipo de plantão permanente, 24 horas por dia, para a comunicação de operações policiais e possíveis violações por parte de agentes de segurança do estado. Contamos com promotores de Justiça e servidores destacados especificamente para a estrutura, criada em função da decisão inicial do ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin, posteriormente ratificada em plenário, no âmbito da ADPF-635. É muito importante que a população tome conhecimento deste serviço", destacou o PGJ.

Claudio Castro também destacou a importância da integração entre as instituições.

"O Ministério Público tem sido nosso grande parceiro, junto com as forças federais, no combate à criminalidade. Hoje, a ideia aqui era que pudéssemos fazer um balanço das operações e olhar os próximos passos para, de forma conjunta, desarticular essas organizações criminosas. É importante a transparência para que a sociedade saiba o que está sendo feito. Conversamos também sobre a possibilidade de transferência de lideranças para presídios federais, uma lista que será feita em conjunto pelas forças estaduais e pelo Ministério Público, com um critério muito claro e sério na escolha dessas pessoas", disse o governador.

Também participaram do encontro o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, David Francisco de Faria; o coordenador de Segurança e Inteligência do Ministério Público do Rio, Eduardo Campos; os promotores de Justiça Fernanda Rocha Jorge e Atila Pereira de Souza, o secretário de Inteligência da Polícia Civil, Luiz Lima e o diretor de Inteligência, Pablo Valentim.