As saídas recentes de Thiago Gibrail (Controladoria-Geral) e Felippe Augusto (Planejamento e Orçamento) podem representar uma insatisfação de parte do secretariado do governo de Petrópolis. É o que dizem fontes ouvidas pelo Correio Petropolitano. A gestão de Rubens Bomtempo (PSB) estaria enfrentando um desgaste junto ao primeiro escalão.
Gibrail tem deixado claro que seu rompimento com Bomtempo se deu por insatisfação. Ao compartilhar uma notícia com a informação de sua saída, usou um "emoji" de bomba. Depois, desejou boa sorte à nova titular da pasta, com uma música que falava sobre "fantoches". Nesta segunda-feira (9), compartilhou que segunda-feira era o "pior dia da semana para o primeiro escalão" e que tinha "nojo de olhar" para uma pessoa. É no primeiro dia útil da semana que é realizada a reunião de secretariado.
Também chamou a atenção a presença de Gibrail na posse da nova executiva do PSD, na última sexta-feira (06). Apesar de se posicionar como independente, o PSD tem demonstrado mais forças de oposição ao governo municipal. Em determinado momento, o deputado federal licenciado Hugo Leal discursou, em clara menção a Bomtempo, que o prefeito tem que dialogar e não pode se achar um imperador. Gibrail riu e aplaudiu.
A exoneração de Felippe foi publicada no Diário Oficial do dia 2 de outubro, com data retroativa de 30 de setembro. Está como "a pedido". Já a saída de Gibrail, ainda não consta no documento oficial, já que a última publicação até a tarde de ontem (9) tinha como data referência o dia 3 de outubro.
Governo tenta amenizar
Na última sexta-feira, o governo municipal tentou amenizar a situação ao anunciar os substitutos das pastas e tratou as mudanças como renovação. Os advogados Áurea Gonçalves e Jeferson Andrade assumem o Controle Interno e o Planejamento e Orçamento, respectivamente. Bomtempo disse que Petrópolis não vai parar.
"Estou dando as boas-vindas à Áurea e ao Jeferson. Agradeço também aqueles que saíram. Quero dizer que Petrópolis nunca vai parar. Petrópolis está acima de todos nós. Conheço o Jeferson e a Áurea já desde a época das chuvas. Eles nos ajudaram demais. Confio e muito no trabalho deles. Dois jovens talentos que já vinham desenvolvendo um belo trabalho no governo. Dois técnicos que vão contribuir ainda mais com Petrópolis", disse Bomtempo.
A Prefeitura de Petrópolis não comentou as publicações de Gibrail nas redes sociais.