A prefeitura de Três Rios decretou situação de emergência após as fortes chuvas que ocorreram entre a noite de quinta (5) e sexta-feira (6). Em duas horas de chuva, com intensidade três vezes maior que a esperada, segundo a meteorologia, deixou um rastro de destruição nas ruas, imóveis e espaços públicos
Foram registrados alagamentos em diferentes pontos da cidade, além de quatro quedas de árvores - duas no Palmital, uma no Purys e uma no Horto Municipal; 49 pessoas desabrigadas e 1 pessoa desalojada (13 encaminhadas para o Asilo São Vicente de Paulo e 36 foram para casa de amigos e familiares); três desabamentos de muro - Cidade Nova, Purys e Benjamin Constant; e dois postes de iluminação tombados.
Ainda na sexta-feira, o prefeito Joacir Barbaglio (Joa) assinou o decreto que instaura a situação de emergência na cidade. Além disso, segundo a Prefeitura, o prefeito busca alternativas para a liberação de crédito para as empresas que também tiveram danos. A situação de emergência terá duração inicial de 90 dias, podendo ser prorrogado.
Ajuda do Estado
A medida é parte das ações que foram definidas e compartilhadas com o governador Cláudio Castro e o vice-governador Thiago Pampolha. Na manhã de sexta-feira, equipes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), estiveram na cidade para ajudar no trabalho de remoção da lama e dos resíduos que impediam o tráfego nas ruas.
Região
Cidades vizinhas também enfrentaram as consequências das chuvas. Em Paraíba do Sul, o temporal causou inundações das ruas atingindo casas e comércios da região, também foram registradas quedas de árvores em 4 pontos da cidade: Morro da alegria, Santo Antônio, Parque Niágara e Queima sangue, próximo à garagem da Viação Conecta. Na cidade, alguns serviços públicos foram suspensos. O DetranRJ também suspendeu os serviços, os usuários com agendamento marcado serão atendidos em até cinco dias úteis depois da reabertura do posto, sem necessidade de nova marcação.
Em Petrópolis, em boletim divulgado neste domingo (08), a Defesa Civil informou que foram registradas duas ocorrências em razão da chuva na madrugada. Um deslizamento atrás de um imóvel na Rua João Xavier, e um vazamento em um apartamento na Rua Washington Luiz, no Centro.
Em Areal, a Prefeitura cancelou o evento Feira de Produtos de Areal, que estava previsto para acontecer neste domingo (8), no Parque da Julioca. "Devido às fortes chuvas que atingiram nossa cidade durante a semana, o Parque não está em condições seguras para receber o público, devido à presença de lama que torna o local um ambiente de risco para todos os participantes".