Por: Wellington Daniel

Renúncia de Gilda à mesa diretora é retrocesso, diz OAB Mulher

Em entrevista ao Correio, Gilda disse que vai levar o caso em denúncia ao partido | Foto: Wellington Daniel

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Petrópolis, por meio da OAB Mulher, acompanha as denúncias da vereadora Gilda Beatriz (PSD) em relação à violência de gênero sofrida na Câmara de Vereadores de Petrópolis. Nesta semana, Gilda leu uma carta em sessão plenária, denunciando as situações e renunciando ao cargo de primeira secretária da mesa diretora.

Ao Correio da Manhã, a presidente da OAB Mulher Petrópolis, a advogada Priscila Braga, afirmou que já conversou com a vereadora e que a comissão fará uma visita institucional em apoio à questão.

"Somos apolíticas, mas não ficamos caladas quando se trata de assuntos relacionados à violência contra o gênero. Isso revela ser um assédio moral. Vejo a renúncia dela como um retrocesso", afirmou.

A presidente da comissão ainda destacou a perseguição às mulheres em todas as esferas políticas, inclusive, com advogadas. "Por tal motivo, faremos um movimento em prol das mulheres da política e mais respeito ao nosso trabalho", disse.

Na última terça-feira (03), a vereadora Gilda Beatriz protocolou um pedido de renúncia ao cargo de primeira secretária da Câmara Municipal. Na sessão de quarta (04), a parlamentar leu uma carta na sessão plenária em que reclama do tratamento recebido, citando nominalmente o presidente da Casa, Júnior Coruja (PSD). Disse também que se sentiu vítima de violência de gênero.

Gilda apontou diversos problemas que a levaram à decisão. Como primeira secretária, teria direito a uma nomeação, na qual escolheu a presidente municipal de sua sigla, a advogada Rosângela Stumpf, mas foi impedida por Coruja. Além disso, foi retirada da Comissão de Educação, sem ser informada, tendo ciência apenas com a publicação do Diário Oficial da Casa Legislativa. Também não era informada sobre as ações da Mesa Diretora.

Nesta sexta-feira (06), o PSD realiza uma reunião na Câmara Municipal para a posse de novos membros. Há uma expectativa para que a situação seja debatida, já que sem Gilda na presidência da Comissão de Educação, o partido perderá representatividade na Casa.

O evento deve contar com lideranças partidárias, como o deputado federal Hugo Leal (vice-presidente estadual da sigla) e o deputado estadual Sérgio Fernandes. O presidente estadual, o prefeito do Rio Eduardo Paes, também é esperado.

O Correio Petropolitano procurou a presidência da Casa Legislativa, mas não obteve resposta.