Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: Léo França de volta à presidência da Comdep

Léo França se despediu na sessão de quarta-feira (25) | Foto: Divulgação

 

Léo França deve voltar à presidência da Comdep

Com discurso emocionado, o suplente de vereador Léo França (PSB) se despediu da função nesta quarta-feira (25), em sessão plenária na Câmara. Agradeceu aos colegas, disse que aprendeu muito e aproveitou a oportunidade para se desculpar, em especial com os vereadores Eduardo do Blog (Republicanos) e Hingo Hammes (União). Os chamou de vereadores "independentes" e disse que é a divergência de opiniões que os torna inimigos. "Pelo contrário, só fortalece o nosso debate, a nossa amizade, com isso, faz a gente amadurecer e crescer politicamente". França atribuiu as trocas de farpas ao clima acalorado das sessões.

Como antecipou a coluna Magnavita, com o retorno de França à Companhia Municipal de Desenvolvimento (Comdep), quem volta à cadeira de vereador é Ronaldo Ramos, que estava como secretário de Obras. Até o fechamento desta edição, a troca de secretários ainda não havia sido publicada em Diário Oficial, mas nas redes sociais a equipe do governo já apresentou a substituta, a arquiteta e urbanista Vyrna Jacomo.

Tratamentos alternativos

A Câmara Municipal terá, nesta quinta-feira, dia 26 de outubro, às 18h30, audiência pública para discutir os tratamentos alternativos para demência como forma de socialização dos trabalhos de cuidado. Está na pauta a criação de um programa de apoio à pessoa idosa com demência e seus familiares. Foram convidados para o debate profissionais da saúde e pesquisadores do tema. A audiência será no plenário da Câmara, podendo ser acompanhada presencialmente, ou pela TV Câmara.

Plano Diretor de Tecnologia e Inovação da Câmara

Trabalho será desenvolvido em parceria com o Serratec | Foto: Divulgação/CMP

O presidente da Câmara Municipal de Petrópolis, vereador Júnior Coruja, apresentou aos vereadores e diretores do Legislativo o projeto para elaboração do Plano Diretor de Tecnologia e Inovação da Casa. O trabalho é inédito e será desenvolvido em conjunto com equipe do Serratec - Parque Tecnológico da Região Serrana, visando a atualização e o aprimoramento dos mecanismos de gestão e de transparência da Casa. O trabalho de elaboração do Plano Diretor de Tecnologia e Inovação da Câmara Municipal deve se estender por seis meses.

 

Aumento de multa para infratores

A Câmara Municipal aprovou, nesta quarta-feira (25), a redação final de Projeto de Lei dos vereadores Léo França e Octavio Sampaio que aumenta a multa para quem fizer o descarte irregular de lixo e entulho em Petrópolis. O projeto altera o artigo 6º da Lei 7.268, de 12 de dezembro de 2014, que previa multa inicial de 0,5 Unidade Fiscal de Petrópolis (UFPE), passando a punição para 10 UFPEs. A multa é progressiva, cabendo à autoridade competente, diante da reincidência, acrescer o valor de 63 UFPEs e, para o caso de agravante, 05 UFPE (por cada agravante). Cada Unidade Fiscal vale, atualmente, R$ 159,47.