Petrópolis Business será em outubro

Após 16 anos, evento empresarial retorna ao Palácio Quitandinha

Por Raphaela Cordeiro

Encontro nesta terça-feira (26) reuniu representantes dos setores e a imprensa local

Falta apenas um mês para a realização do Petrópolis Business. Na manhã desta terça-feira (26), foi apresentada aos empresários toda a programação do evento, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de outubro, após 16 anos de suspensão.

O evento, que acontece no Palácio Quitandinha, é uma remodelação do antigo Expo Petrópolis, que aconteceu entre os anos de 2001 e 2007 na cidade. A expectativa dos organizadores é repetir a experiência bem-sucedida das anteriores e, melhor, aumentar a recepção de pessoas neste novo modelo.

Um comitê gestor, com representantes de 15 instituições, organiza a retomada do evento empresarial desde o ano passado. "Conseguimos aglutinar pessoas de diversos segmentos para criar um comitê gestor para pensar o evento. Então fizemos essa proposta para os empresários, que aderiram, e tomamos força. A ideia é mostrar o que Petrópolis tem de melhor e permitir que os empresários possam expor os seus serviços", disse o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis (ACEP), Paulo Reis.

Ao todo, o Petrópolis Business vai contar com 1.700 empresas, entre expositores e geradores de conteúdo. Também haverá participantes das atividades da programação, 300 stands e um público estimado de 25 mil pessoas durante os quatro dias de duração. A meta do evento é fomentar novos negócios e parcerias, apresentar novas soluções tecnológicas, ampliar oportunidades de networking e a base de clientes, além de proporcionar o aumento de vendas.

Hoje, mais de 90% dos estandes já foram comercializados para apresentação das empresas. "Os empresários aderiram a esse evento que vai mobilizar todo o setor produtivo de Petrópolis. É um evento extremamente importante para o setor, principalmente depois da pandemia e das chuvas, que estão nesse ascendente de recuperação econômica. Então o Petrópolis Business vem para ajudar e energizar a economia novamente, mobilizando todos os segmentos", disse Marcelo Soares, diretor da ACEP.

A programação será iniciada com uma palestra master do vice-presidente Executivo da Embraer, Luiz Marinho. Também vai acontecer durante o evento a terceira edição do Tech Summit, 120 palestras dos mais diversos assuntos, seminário de agroecologia, seminário de empreendedorismo, rodada de negócios, além de eventos culturais e shows. O objetivo dos organizadores é que o Petrópolis Business passe a integrar o calendário de eventos da cidade para que, anualmente, os empresários consigam se organizar para fazer parte do evento.

O Petrópolis Business vai ocupar todo o térreo do Palácio Quitandinha com estandes de turismo, gastronomia, tecnologia, serviços, construção civil, poder público, moda e confecções, educação, agro, eventos e artesanato, com foco nos empreendimentos locais.