Nesta sexta-feira (29), é celebrado o Dia Mundial do Coração, em comemoração, a Secretaria de Saúde de Petrópolis realizará um pit-stop na Praça Dom Pedro, das 9h às 16h, com a realização de diversos serviços gratuitos. No local, a população poderá aferir a pressão arterial, realizar exames de glicemia capilar e testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de receber orientações nutricionais e informações sobre os fatores de risco para as doenças cardiovasculares. A ação faz parte da Campanha Setembro Vermelho, em prol da conscientização sobre as doenças cardiovasculares.
Na última semana, no Circuito Imperial de Esportes e Lazer, na Avenida Barão do Rio Branco, foi realizada a Primeira Caminhada do Setembro Vermelho, onde os participantes puderam aferir a pressão arterial antes e depois do percurso para o controle da resistência.
"Só no Brasil, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia de 2020, 14 milhões de pessoas sofriam com cardiopatias, que são responsáveis por mais de 30% das mortes no país. É um número muito elevado, uma vez que diversos fatores que levam a estas doenças podem ser evitados com simples mudanças de hábitos e cuidados de rotina. Este trabalho de conscientização é essencial para reduzirmos esses índices", destacou o Secretário de Saúde, Marcus Curvelo.
Setembro Vermelho
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, vitimando cerca de 17,5 milhões de pessoas por ano. As projeções da OMS indicam que até 2030 esses números possam aumentar, resultando em mais de 23 milhões de mortes anuais em decorrência dessas enfermidades. Com o objetivo de conscientizar a população acerca da importância dos cuidados regulares com o coração, foi criada há 23 anos a campanha do Setembro Vermelho.
O chefe do serviço de cardiologia do Hospital Santa Teresa (HST), Doutor Nélio Gomes explicou que o corpo começa a dar alguns sinais quando há algo de errado com o coração. Alguns deles são: cansaço e falta de ar para realizar atividades que a pessoa antes realizava sem problemas, desconforto torácico, aumento significativo de peso, entre outros. "Em cardiologia temos determinadas doenças bastante prevalentes como hipertensão arterial, diabetes e obesidade. O desenvolvimento destas patologias pode acarretar o surgimento de doenças relacionadas ou causadas por elas como o infarto agudo do miocárdio", contou o chefe da cardiologia.
Em Petrópolis, o HST possui uma equipe de cardiologistas especialistas e todos os exames complementares necessários para diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares. O Hospital também possui um centro especializado em arritmia cardíaca tanto para diagnóstico com os métodos complementares como tratamento minimamente invasivo destas arritmias.
Ainda segundo o especialista, sedentarismo, tabagismo, alimentação com excesso de consumo de sal e açúcar, histórico familiar de doença cardiovascular e não ter um acompanhamento médico regular são agravantes para pessoas apresentarem doenças cardiovasculares.
*Estagiário