Por: Raphaela Cordeiro

Petrópolis já registrou 280 denúncias de crimes ambientais em 2023

As denúncias foram feitas ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia | Foto: Divulgação/Linha Verde

A cidade de Petrópolis registrou 280 denúncias de crimes ambientais entre janeiro e o dia 11 de setembro de 2023. As denúncias foram feitas ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia. O mês de abril foi o que registrou o maior número de denúncias até o momento, com 46 no total. Em seguida, está o mês de julho, com 41 e agosto, com 37 registros. Os meses de inverno costumam ser os com maiores registros, por conta da seca que facilita o alastramento do fogo de queimadas.

De acordo com os dados, se compararmos ao mesmo período do ano de 2022, houve uma queda de 14,6%. De janeiro a setembro de 2022, o Linha Verde registrou 328 denúncias relacionadas a crimes ambientais em Petrópolis. Em todo aquele ano, foram 383 denúncias. Os crimes mais comuns nos últimos dois anos foram desmatamento florestal, extração irregular de árvores, construção irregular e maus tratos contra animais. As regiões da cidade que registraram mais denúncias neste ano foram Itaipava, com 40 registros, Araras com 29 e Corrêas, com 20 ocorrências. Em 2022, estas regiões também lideraram o ranking.

Neste ano, Petrópolis é a oitava cidade do Estado com o maior número de registros, estando atrás de Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São Gonçalo, Niterói, São João de Meriti e Maricá.