Comerciantes de Petrópolis, principalmente das regiões de Araras e Itaipava, estão recebendo ligações telefônicas com ameaças e solicitando valores em dinheiro. De acordo com uma denúncia feita ao grupo Correio da Manhã, vários comerciantes já caíram no golpe e acabaram fazendo as transferências após serem ameaçados.
De acordo com os relatos, os criminosos se identificam como membros da facção Comando Vermelho e ameaçam os comerciantes para que façam a transferência de valores que vão auxiliar na libertação de outros criminosos que foram presos. As vítimas afirmam que os criminosos sabem informações detalhadas, como nomes e endereços das lojas. Nas ligações, também são citados nomes de outros comerciantes da região.
Os valores solicitados pelos criminosos variam entre R$ 3 mil a R$ 5 mil. As ameaças são de visitas da facção ao estabelecimento, com pessoas armadas, caso os pagamentos não fossem feitos. Na ligação, os criminosos ainda afirmam que se os depósitos fossem realizados, a facção seria capaz de proteger e ajudar estes comerciantes, como por exemplo, com a "cobrança de dívidas".
De acordo com a Polícia Civil, cerca de 10 boletins de ocorrência foram registrados na 106ª Delegacia de Polícia, em Itaipava. Foi informado que as denúncias são de diferentes regiões da cidade. A delegacia informou ainda que, em algumas situações, foi solicitado o reforço no policiamento da Polícia Militar, para observar a movimentação nas regiões. A Polícia Civil informou ainda que a empresa telefônica já foi notificada para que seja feita a localização do telefone que está realizando as ligações. Os bancos dos comerciantes que realizaram as transferências também já foram notificados.