Por Leandra Lima e Raphaela Cordeiro
Na última sexta-feira (15) o secretário Estadual de Transportes, Washington Reis, se reuniu com representantes do movimento empresarial Petrópolis 2030, para tratar de questões relacionadas a projetos estratégicos de infraestrutura e mobilidade urbana na cidade. O foco da reunião foi a nova pista da subida da serra, dando destaque a tão prometida ligação Bingen-Quitandinha e a reativação da ferrovia entre Magé e Petrópolis. O secretário garantiu que as verbas para os projetos já estão disponíveis e que o Governo Estadual pretende iniciar as intervenções nos trechos mencionados até o final deste ano.
Segundo o secretário Washington Reis, para que as revitalizações se iniciem na ligação Bingen-Quitandinha e na Ferrovia é necessária a aprovação da Agência Nacional de Trânsito e Transporte (ANTT) para a estrada, e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para o trem. O Governo Estadual disponibilizou uma verba direcionada para a ligação de R$ 3,4 milhões e para a reativação da linha férrea a verba estimada é de R$ 60 milhões. Além desses projetos à beira de serem concretizados foi levantada a questão da instalação de um heliporto na cidade que visa contribuir para assistência médica, transporte de órgãos, segurança entre outros benefícios para o município.
Participaram do encontro 26 representantes das entidades empresariais que fazem parte do movimento empresarial Petrópolis 2030. No evento, eles demonstraram em suas falas a importância desses projetos na cidade, para que se promovam no município novos negócios, geração de empregos e benefícios para as empresas. "Hoje vejo que o maior impasse para fortalecer o setor de turismo em Petrópolis é a questão da mobilidade urbana, a cidade é segura, tem vários atrativos, mas precisamos avançar na ligação Bingen-Quitandinha que é vital para a chegada de um centro de Convenções, para que possamos integrar nossas redes hoteleiras, gastronômicas e melhorar a produção. Saber que o Governo Estadual está embarcando junto nessa é gratificante", disse Samir El Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau.
Em meio a muitos assuntos tratados na reunião, foi levantada a questão de mobilidade em Itaipava, por ter um trecho conhecido pelos constantes congestionamentos na região da estrada União e Indústria, Washington Reis assegurou que se necessária uma intervenção do Estado o Governo Federal dará total apoio, mas ressaltou que neste caso é preciso que a Prefeitura de Petrópolis demonstre interesse na situação e procure uma solução que atenda a demanda. Quando o secretário perguntou se havia algum representante da prefeitura no local, não obteve resposta. Ninguém do governo municipal esteve presente no encontro que tratou de assuntos importantes para o crescimento da cidade.