Pesquisa do IPGPar fará mapeamento do município
O Instituto Philippe Guédon (IPG) está desenvolvendo um novo projeto de pesquisa: "Cartografia do Ecossistema de Inovações Sociais de Petrópolis". O primeiro passo é realizar um mapeamento das localidades de Petrópolis, através de dados estatísticos oficiais, com o objetivo de entender a cidade, identificar iniciativas, as instituições envolvidas e elencar os principais problemas do município. Depois desta etapa os pesquisadores irão para o trabalho em campo, ou seja, conhecer de perto os locais e visitar as comunidades. De acordo com o Professor Gustavo Costa, Coordenador do projeto, "o tema é emergente e há pouquíssimos estudos sobre inovações sociais no Brasil, sobretudo baseados na perspectiva pragmatista", enfatizou.
O projeto faz parte do programa pesquisador na Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), que financia as bolsas para os profissionais que ficarão encarregados de fazer a pesquisa. Os bolsistas foram selecionados através de uma chamada pública do IPG e recebeu mais de 20 currículos. Os escolhidos foram Reginaldo Braga Junior, Mestre em Arquitetura e doutorando em Planejamento Urbano e Regional e Gopala Miron Assis, Mestre em Política Social.
Segundo Reginaldo, na prática, o projeto pretende compreender como os atores (moradores, pessoas que estejam ligadas à determinada localidade e iniciativas) estão dialogando com o poder público, e se, por exemplo, "há potencial para novas políticas públicas, identificar esses atores, as causas dos problemas, enfim conhecer todas as experiências relacionadas à inovação".
Quinzenalmente serão realizadas oficinas com estudantes de gestão pública no IPPUR (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional/UFRJ), que também participa da pesquisa. O IPG irá informar a data dessas oficinas, abertas ao público interessado, que têm por objetivo acompanhar o andamento do projeto e trocar ideias com os participantes.
O Presidente do Instituto, Cleveland Jones, acredita que esta pesquisa deixaria Guédon muito feliz, pois "inovação e pioneirismo sempre fizeram parte da trajetória de Philippe Guédon. Foi ele quem fundou a primeira associação de moradores de Itaipava, a primeira cooperativa de reciclagem e esteve presente em muitas outras iniciativas de gestão participativa", disse.
Dentro do projeto também estão previstos diversos eventos que serão organizados pelo IPG, mas que ainda precisam de financiamento. Quem quiser colaborar para a realização dessas atividades e assim fazer parte desta iniciativa, pode entrar em contato através do e-mail ipgpar@gmail.com.
*Estagiário
