Alunos de Paraíba estão estudando em salas de aula improvisadas há meses

Por Leandra Lima*

O problema da educação infantil não é novidade no município, Paraíba sofre com carência de vagas, superlotação em creches e obras inacabadas

Alunos da educação infantil da Escola CIEP 442 Municipalizado Haroldo Machado de Barros, localizado no bairro Jatobá, em Paraíba do Sul, estão tendo aulas em salões de igrejas desde o início do ano letivo. Isso porque as intervenções no CIEP que estão sendo feitas pela Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul, não foram concluídas. Quando a obra foi anunciada, a Prefeitura deu um prazo de 3 meses para entrega. Pais de alunos relatam que a situação é complicada, Danielle Policarpo, por exemplo, tem dois filhos e tem que se deslocar por uma longa distância para levar uma das crianças para a igreja. Isso para essa mãe é desgastante, pois originalmente era para as duas crianças estudarem no mesmo local.

O problema da educação infantil não é novidade no município, Paraíba sofre com carência de vagas, superlotação em creches e obras inacabadas. Este cenário dificulta o acesso de crianças à educação. Atualmente, o município possui 9 creches que atendem as áreas centrais, bairros e alguns distritos, porém estas unidades não são suficientes para suprir a demanda relacionada ao ingresso das crianças.

Segundo o vereador André Salgueiro (RP), já se somam 3 anos sem que o poder Executivo do município levantasse ou ampliasse alguma unidade de ensino, e indaga que nenhuma sala de aula foi construída para ampliar o número de vagas e atender as necessidades da população. O parlamentar afirma que vem recebendo diversas reclamações de pais que não conseguem matricular seus filhos nas creches da cidade. Em muitos casos, as crianças estão há quase um ano na fila de espera por uma vaga, e isso implica diretamente na vida dos pais.

Quando questionada sobre as obras inacabadas do Escola CIEP 442 Municipalizado Haroldo Machado de Barros, a Prefeitura não respondeu e também não deu um prazo de entrega da mesma, deixando em aberto quando os alunos da educação infantil poderão retornar às aulas no local.

*Estagiária