Por: Leandra Lima*

Areal entrega as chaves das casas populares às vítimas da tragédia de 2011

Ao todo são 153 famílias beneficiadas com o conjunto | Foto: Secretaria de Habitação

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Habitação de Interesse Social (SEHIS), junto com a Prefeitura Municipal de Areal, realiza nesta segunda-feira (28), a entrega das chaves das casas do Conjunto Habitacional Carmen Portinho, às vítimas da tragédia de 2011. São 153 famílias beneficiadas com o conjunto.

As unidades foram selecionadas pela Secretaria de Habitação conforme os requisitos sociais. De acordo com a SEHIS, cada casa conta com 39,41 metros quadrados, abrangendo dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Na área comum há um parque infantil e espaço de convivência. As moradias do Conjunto Carmem Portinho ficaram prontas em 2016, mas, por conta da crise financeira, as intervenções de infraestrutura no local foram paralisadas. Após essa fase o Governo do Estado retomou o projeto de urbanização e investiu mais de R$ 5,4 milhões em obras de contenção de encostas, drenagem e pavimentação do acesso ao bairro, assim como a construção de dois reservatórios de água e uma estação de tratamento de esgoto.

O prefeito de Areal Gutinho Bernardes (REDE) falou da importância deste evento para a população arealense, e que solenidade representa mais do que a entrega de casas, é a realização de um sonho acalentado por 12 longos anos de espera e luta. A Comissão das Vítimas das Tragédias da Região Serrana desempenhou um papel fundamental nesse processo, e este é o resultado do trabalho incansável de todos os envolvidos. O prefeito acrescenta que “o que era uma tragédia ambiental virou uma tragédia social. O governador Cláudio Castro está realizando o sonho de quem está aqui e de quem ficou pelo caminho.”, disse Gutinho.

A solenidade de entrega das chaves das residências contará com a presença do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; do Vice-Governador, Thiago Pampolha; do Secretário de Habitação de Interesse Social, Bruno Dauaire; do Senador Carlos Portinho e da equipe da Prefeitura do município.

 

*Estagiária