Por: Wellington Daniel

Com atrasos, Prefeitura entrega a UBS do Retiro e promete UPA Centro até o fim do mês

A previsão inicial era para março de 2023 | Foto: Arquivo / Wellington Daniel

A Prefeitura de Petrópolis entregou, no último fim de semana, a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Retiro após quatro meses de atraso. O prefeito Rubens Bomtempo também anunciou, nas redes sociais, que as intervenções na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro devem ser concluídas ainda em agosto. A previsão inicial era para março de 2023.

No Retiro, apesar da inauguração, o espaço recebeu críticas e reclamações. A vereadora Gilda Beatriz (PSD) cobrou do município o motivo da falta de acessibilidade nos banheiros da UBS. A obra deveria ter ficado pronta em abril deste ano e só foi iniciada em janeiro de 2023, quase um ano após as chuvas de 2022. O orçamento inicial era de pouco mais de R$ 190 mil.

"Denunciei muito o atraso das obras. Estive na unidade algumas vezes e, para piorar, as obras não contemplaram, nos três banheiros, a acessibilidade prevista em lei, para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida", escreveu a parlamentar.

Na UPA Centro, após o primeiro atraso na entrega, a Prefeitura prometeu um novo prazo: até julho, também não cumprido. O prédio anexo, onde funcionará um centro de exames de imagens, também está incluído nas intervenções, bem como as obras de contenção e melhorias do prédio principal. De início, o município previa gastar R$ 4,6 milhões.

Enquanto o prédio da Washington Luiz está fechado, a UPA Centro divide o espaço com o Hospital Municipal Nelson de Sá Earp. Procurada, a Prefeitura não respondeu até o fechamento desta edição.