As comemorações pelo aniversário de 205 anos do município de Nova Friburgo, que começaram na última sexta-feira (12), com o FRI Festival, terminam hoje (16), com o tradicional desfile cívico-militar. A concentração dos militares está prevista para às 7h30, em frente à sede da prefeitura, seguindo-se o hasteamento das bandeiras e execução dos hinos Nacional, Municipal e da Independência, com encerramento previsto para às 12h.
Já o Festival, que começou na última sexta-feira, encerra hoje (16), às 20h30, com show do grupo gospel Diante do Trono. Também subiram ao palco artistas de repercussão nacional como Diogo Nogueira e a banda Rosa de Saron. O festival está sendo realizado na Praça do Suspiro.
História
O local que hoje constitui o município de Nova Friburgo se estabeleceu em uma área indígena conhecida nos tempos do Império como "sertão ocupado por várias nações dos índios brabos". Os primeiros habitantes nativos da região eram povos que viviam em cabanas simples nas margens dos rios.
Os primeiros europeus que chegaram à região foram os portugueses, atraídos pelo cultivo do café, a partir de Cantagalo. Um traço marcante da cidade é a influência deixada por eles, cujos costumes foram incorporados à cultura.
O Município também se destaca pela tradição turística proporcionada pelo seu clima, belas paisagens e por possuir fortes atrativos como a indústria de lingerie, Queijaria Escola, chocolates artesanais, gastronomia variada e internacional, produtos de beleza derivados de leite de cabra e eucalipto, além da indústria metal mecânica. Inclusive, a cidade já deteve o título de segunda maior rede hoteleira do estado.
Programação do Desfile
A primeira parte do desfile terá a Banda Campesina Friburguense, Sanatório Naval de Nova Friburgo, Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais, Sociedade Amigos da Marinha e o Projeto Força no Esporte; Tiro de Guerra de Nova Friburgo e Veteranos do Tiro de Guerra; Polícia Militar, Projeto Solução, 6º Grupamento de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Cruz Vermelha e a Banda Euterpe Friburguense.
A segunda parte conta com o Colégio Nossa Senhora das Dores, União Brasileira de Trovadores (UBT), Secretaria Municipal de Agricultura, equipes de airsoft, Brazilian Fight MMA e Grativol BJJS, Associação de Carros Antigos de Nova Friburgo (Acanf), Escaravelhos da Serra, Associação de Motociclistas de Nova Friburgo (Amonf), Moto Clube Águias de Cristo, Moto Clube Águias Estradeiras, Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando (Afape), Mestre Caroço, Casa Madre Roselli, Apae NF + Apae Volta Redonda, Assistência Social + Merci Cia. de Dança, Casa da Criança, Colégio Estadual Canadá e Ascofri nas Escolas + Instituto Fribourg-Nova Friburgo.
Ainda desfilam a Secretaria Municipal de Educação, com representações das escolas Lafayette Bravo Filho, Iza Saippa Ranucci, Santa Paula Frassinetti, Jardel Hottz, Hélio Gonçalves Correa, Estação do Rio Grande, Dinah Lantimant Bravo, Odette Penna Muniz, Claudir Antônio de Lima e Padre Rafael; Grupo de Arte Sem Com Texto - De passagem, alas livres, Clube de Xadrez, conselheiros escolares, Sala de Leitura, De olho no Futuro, Cipa nas Escolas, Câmara Jovem, Projeto Siga, Amigos da Água, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Escola de Enfermagem.
Também participam do desfile o Educandário Miosótis, Pensi, Levados da Breca, Assed, Banda Euterpe Lumiarense, Escola Firjan–Sesi, Inec Silvana Gym, Educandário Serrano, Colégio Serrano, União das Bandas das Assembleias de Deus, Movimento Desperta Débora, ex-alunos do Colégio Anchieta, Associação Pestalozzi, Coro Lírico Acrópolis, Humedica Brasil e Ponto de Cultura de Olaria.
*Estagiário