Por: Gabriel Rattes*

Hotelaria começa a recusar clientes Hurb

Aplicativo Hurb | Foto: Marlus Renato


Após vídeos vazados do CEO da Hotel Urbano (HURB), João Ricardo Mendes, hotéis e pousadas petropolitanas não estão mais aceitando reservas feitas pela companhia. No vídeo, João ameaçou, xingou e expôs dados de um de seus clientes em um grupo de WhatsApp, com isso, a situação de crise da empresa se agravou ainda mais.

De um lado há os clientes com passagens compradas e que não estão sendo honradas e também não estão recebendo o dinheiro de volta, do outro lado, as empresas hoteleiras que também não estão recebendo o valor estão, portanto, perdendo muitos clientes.

"A situação é muito delicada e a falta de credibilidade desta empresa é muito ruim para ela financeiramente. Esses próximos dias serão fundamentais para sabermos o futuro dela e o dos clientes", disse o presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis (SindTurismo), Germano Valente, em entrevista ao Correio Petropolitano.

No fim de semana, a Rede Kastel postou em suas redes sociais que a partir do dia 02 de maio não vai mais receber hóspedes agendados pela Hurb. O gerente do Hotel Grão Pará Kastel em Petrópolis, Rodrigo Amaral, disse que, de um modo geral, a crise da Hurb será uma perda enorme para o setor de hospedagens em todo o país, devido ao alto fluxo de vendas da companhia em todo o Brasil e mundo. "Acredito que com esses cancelamentos a ocupação de algumas datas irão cair consideravelmente. Porém acredito que muitos clientes já dessa situação da HURB, irão solicitar o cancelamento e buscar outras OTA's ou um acordo direto com o hotel de valores", completa.

Direitos dos consumidores

O Correio também conversou com o coordenador do Procon de Petrópolis, Jorge Badia, sobre o que os clientes e fornecedores devem fazer quanto ao não recebimento dos serviços e nem do valor.

Badia aconselha os consumidores a ajuízarem a sua ação individualmente (além das coletivas que já estão acontecendo), para que ele possa no futuro ter um crédito a receber da Hurb se ela se restabelecer, ou da empresa que suceder. "É importante saber que o pequeno empreendedor, os donos de pousada, também são consumidores, então eles também podem procurar o PROCON e podem ajuizar as mesmas ações, desde que ele seja pessoa jurídica de uma empresa de pequeno porte", finaliza o coordenador.

O Hotel Urbano declarou em uma nota ao Correio que "desde 25/04, o cargo de CEO da empresa passou a ser ocupado por Otávio Brissant, que está há mais de sete anos na companhia e, anteriormente, dirigia as áreas de Jurídico e People. A partir da

data, está em operação o Hurb 3.0, fase que representa uma evolução do negócio. Sob a liderança do novo CEO, 1.600 colaboradores integram uma força-tarefa para normalizar todas as questões pendentes. Com o afastamento de João Ricardo Mendes do cargo ocupado por ele até abril, a empresa não responde mais por questionamentos levantados por suas ações".

Já em relação aos cancelamentos, a empresa diz que "Com relação à questão dos hotéis, o Hurb informa que está conduzindo, de forma individualizada, um diálogo com cada parceiro de rede hoteleira que fez algum tipo de reclamação, independente da sua natureza. Por questões legais, detalhes específicos não podem ser abertos", diz a nota.

*Estagiário