Além dos museus que contam a história da cidade e das personalidades que por ela passaram, desde abril de 2021, Petrópolis preserva também a história dos brinquedos. Foi em 24 de abril de 2021 que o Museu dos Brinquedos abriu as portas para o público pela primeira vez, e nesta segunda-feira (24) completou dois anos da data. O espaço conquistou petropolitanos e turistas e já faz parte da história do município.
O local reúne mais de 1,5 mil itens que vagueiam pela memória afetiva de quem visita. Com cinco salas temáticas, o museu dos brinquedos foi fundado pelo carioca Marcos Paulo Almeida, um apaixonado pelo passado e por todas as histórias que ele carrega. "Eu escolhi Petrópolis por ser uma cidade que já tem um circuito de museus. Ver esse museu completar dois anos é um sentimento de vitória em saber que, hoje em dia, as coisas são muito difíceis no nosso país. Mas em pensar que começamos um sonho lá atrás e hoje o museu cresceu, a equipe cresceu e o número de visitantes cresceu. Sentimento de vitória e gratidão", disse Marcos.
Para celebrar a data, nesta segunda-feira, o público participou gratuitamente de uma visita guiada, com direito a parabéns com bolo, e pode ainda acompanhar o lançamento de um novo kit nostalgia, que é composto por tamagoshi e balas que remetem a infância de muitas pessoas. Hoje, o Museu reúne, além de brinquedos e centenas de jogos de tabuleiro, objetos relacionados ao universo do futebol e itens que ajudam a contar a evolução da tecnologia nos últimos anos, como os modelos de celular, videogames, e aparelhos de música e televisão dos anos de 1980, 1990 e 2000.
"São mais de mil brinquedos. Estamos catalogando o acervo e recebemos muitas doações de quem quer fazer parte dessa história também", disse o fundador.
O Museu dos Brinquedos conquistou espaço na cidade em pouco tempo, e os números comprovam isso. Em dois anos, recebeu mais de 20 mil visitantes, e passou de apenas uma sala, para cinco espaços temáticos distribuídos em dois andares. Como parte das comemorações do aniversário, até o fim do mês será inaugurado mais um anexo com fliperamas e outros itens nostálgicos que estarão à venda.
Aos que são a favor da preservação da história, aí vai uma dica: itens doados, que possam compor o acervo do Museu, ajudam a contar histórias e ainda possibilitam que os responsáveis pela colaboração visitem o local sem custo de maneira vitalícia. O doador também é presenteado com uma carteirinha personalizada. O Museu dos Brinquedos fica no Centro de Petrópolis, na Avenida Barão do Amazonas e funciona de segunda a sexta-feira das 10h às 16h e aos sábados e domingos das 9h às 17h.