Mutirão ortopédico realiza 22 cirurgias
A Prefeitura realizou neste fim de semana um mutirão de cirurgias ortopédicas no Hospital Santa Teresa (HST). Ao todo, 22 pacientes com indicação cirúrgica urgente foram operados. Os critérios de seleção incluíram o tempo de fratura, o tipo de procedimento e a complexidade de cada caso.
As cirurgias envolveram lesões de tendão, fratura de mão, tornozelo, braço e pé. Os pacientes atendidos precisavam realizar o procedimento em curto prazo, a fim de evitar agravamentos e garantir melhores condições de recuperação. Foram priorizados os casos com necessidade imediata e que permitissem internação de curta duração.
A força-tarefa foi organizada em articulação com a direção do hospital. A definição dos casos levou em conta o potencial de alta hospitalar em até 48 horas, o que possibilitou a realização de mais cirurgias em um mesmo fim de semana. "A seleção foi feita com base em critérios técnicos. São pacientes com fraturas recentes e indicação cirúrgica de urgência, que não poderiam esperar sem risco de piora clínica. Optamos por procedimentos com recuperação mais rápida, o que ampliou o alcance do mutirão", explicou o secretário de Saúde, Luis Cruzick
Os procedimentos aconteceram entre o último sábado e domingo.