Por: Redação

PETROPOLITANAS: Caos na merenda escolar: sem garantia de abastecimento

Sede da secretaria de Educação de Petrópolis | Foto: Leandra Lima

Em reunião do Conselho Municipal da Alimentação Escolar (CAE), a Gerência de Alimentação Escolar (GAE) - departamento da Secretaria de Educação de Petrópolis - revelou a necessidade de empenhos para garantir a proteína na merenda das escolas municipais até o final do ano letivo e a possível necessidade de firmar um aditivo no contrato emergencial dos produtos hortifrutigranjeiros, já que a licitação está paralisada no Tribunal de Contas do Estado (TCE). O encontro foi realizado na última terça-feira (05), na sede da GAE, com o objetivo de debater a falta de proteínas e alimentos essenciais nas escolas e creches municipais de Petrópolis, denunciada pelo Sindicato dos Profissionais da Educação do Estado do Rio (SEPE - Petrópolis) e CAE. Foi garantido pela GAE, que haviam recursos para abastecer as escolas municipais com gêneros alimentícios por pelo menos duas semanas. Entretanto, desde sexta-feira (09), o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (SEPE - Petrópolis) e o CAE afirmam que estão recebendo denúncias de que não haverá nenhum tipo de distribuição essa semana, devido a falta de pagamentos aos fornecedores e de empenhos da prefeitura.

 

Culpa é da queda do ICMS

Procurada pela equipe do jornal, a Prefeitura de Petrópolis novamente afirmou que a falta de recursos para um serviço essencial - como é a merenda escolar - é devido a queda de arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Assunto que já foi debatido em diversas esferas políticas, e que possui uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) a favor da diminuição do Índice de Participação (IPM) de Petrópolis. Em julho deste ano, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, manteve a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) que derrubou uma liminar que garantia um aumento temporário no percentual de repasse do ICMS ao município.

Recursos essenciais baseados em liminar

A Prefeitura de Petrópolis respondeu nesta segunda-feira, dia 11 de novembro, que espera que "o presidente do TJRJ reconsidere a decisão, em nome do bom senso e do compromisso com o desenvolvimento de Petrópolis". Afirmou também que "continua empenhada em resolver a situação de reabastecimento de alimentos, com previsão de normalização ainda esta semana". Uma liminar é uma decisão judicial provisória e, por isso, precisa ser confirmada por julgamento definitivo. Ela pode ser suspensa a qualquer momento, seja pelo próprio magistrado ou por decisão em recurso para instância superior.

Nova referência em cuidados estéticos pessoais na cidade

Patrick Kronemberg comenta sobre expectativas | Foto: Divulgação

A Essence Premiun Clinic, localizada no Serra Shopping, R. Áureliano Coutinho 67, realizou um evento de inauguração nesse sábado (09/11). A clínica oferece um espaço completamente confortável e inovador. O diretor do Correio Petropolitano, Bruno Portella, esteve na inauguração da clínica, que foi realizada para amigos e convidados. "Estamos comprometidos em oferecer experiências únicas e personalizadas para nossos clientes. Queremos ser referência em cuidados pessoais", afirma Patrick Kronemberg, proprietário da Essence Premium Clinic.