Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: Hingo lidera intenção de votos; Yuri e Bomtempo empatados

Pesquisa ouviu 600 eleitores petropolitanos | Foto: Gabriel Rattes

A pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto em Pesquisa e Consultoria (Ipec) em Petrópolis, divulgada nesta sexta-feira (13), mostra que o candidato Hingo Hammes do PP, se mantém na liderança com 33% da intenção de votos. A disputa fica acirrada para definir quem vai chegar ao segundo turno. Yuri Moura (Psol-Rede) e Rubens Bomtempo (PSB) têm uma diferença de apenas 1% na intenção de votos, com 18% e 17%, respectivamente. Em seguida vem, o candidato Eduardo do Blog (Republicanos) com 11% e Doutor Santoro (NOVO) com 2%. Eleitores que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 12% e os indecisos somam 7%. A pesquisa, contratada pela Sociedade Anônima Rádio Tupi, foi realizada entre os dias 9 e 11 de setembro, e ouviu 600 eleitores.

 

Bomtempo lidera rejeição

Já no levantamento em relação ao candidato que não votaria de forma alguma, quem lidera o ranking de rejeição é o atual prefeito Rubens Bomtempo, com 54%; em seguida, Yuri Moura, com 19%; Eduardo do Blog, com 13%; e Doutor Santoro e Hingo Hammes, com 11% cada. Na pergunta sobre a avaliação da atual gestão municipal, do prefeito Rubens Bomtempo, 50% responderam considerar ruim ou péssima; 30% responderam regular; 19% ótima ou boa; e 2% não sabem ou não responderam. No percentual de aprovação, 65% desaprovam o atual governo municipal, 28% aprovam e 8% não sabem ou não responderam.

Escritora petropolitana é convidada para Flip Paraty

A escritora petropolitana Angelica Paes foi uma das convidadas a participar da Flip Paraty deste ano, na programação deste fim de semana. "Sempre sonhei em participar da Flip Paraty, mas para ter uma mesa teria que pagar taxa, então não dava. Então, esse ano 2024, na 22° Feira de Paraty, eu fui uma das autoras selecionadas gratuitamente, para está expondo o principal livro "A menina que não podia ser escritora por ser negra" e os demais livros. Nunca desista dos seus sonhos", comemorou Angelica nas redes sociais.

Reunião setorial

Nesta segunda-feira (16), o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) fará uma reunião na Defesa Civil de Petrópolis com todos os órgãos envolvidos na montagem de um plano operacional de emergência para a debelação de incêndios florestais. O objetivo é identificar as causas e consequências do evento, busca da autoria do incêndio, adoção de ações para garantir a saúde da população, monitoramento da qualidade do ar e manejo de animais silvestres feridos pelo evento. O MPRJ cobra um plano de contingenciamento à Prefeitura e ao Governo do Estado para lidar com a grave situação em Petrópolis.

Impacto na saúde mental

O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/ Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP), em parceria com o CEFET/RJ e a Garde, realizará uma roda de conversa gratuita para discutir os impactos das mudanças climáticas na saúde mental, com foco em como essas crises afetam diferentes grupos sociais e quais estratégias podem ser desenvolvidas para enfrentar os desafios. O evento será na quarta-feira, 18, das 10h às 12h, no auditório da UNIFASE, na Av. Barão do Rio Branco, 1003, e terá transmissão ao vivo pela internet através da plataforma Microsoft Teams.