Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: Falta de coleta regular de lixo é denunciada por moradores

Registro da Rua Fagundes Varela, no bairro Duchas | Foto: Reprodução

Moradores de Petrópolis, de diferentes bairros, têm reclamado da falta de coleta regular do lixo doméstico. Nesta semana foi a vez dos moradores da Estrada da Independência, do Duchas e Itaipava denunciarem nas redes sociais o acúmulo de lixo. Petrópolis enfrenta nesta gestão, crise no transporte público, orçamentária, com impacto na saúde, e na coleta e destinação do lixo doméstico. A empresa que faz a coleta de lixo atualmente foi contratada emergencialmente até que seja feita a licitação para o serviço, edital que foi contestado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) por não atender às exigências da Corte. A Coluna questionou a Prefeitura sobre as denúncias dos moradores, mas até o fechamento desta edição não houve resposta.

 

Estiagem afeta abastecimento

Em Petrópolis, moradores estão sofrendo com os problemas no abastecimento de água em razão da grave estiagem que afeta a Região Serrana. Na comunidade São Sebastião, e no Conjunto Habitacional Vincenzo Rivetti, no Carangola, moradores relataram racionamento. Na última sexta-feira, a concessionária Águas do Imperador emitiu uma nota informando que vem tomando medidas para minimizar o problema, colocando em prática um plano de ação estratégico, que inclui o aumento do número de caminhões-pipa e bombas, "além de intensificar a utilização das captações e executar medidas técnicas para garantir o fornecimento de água e minimizar os impactos causados à população pela falta de chuva".

Promoção do bem-estar animal nas comunidades

Participantes do encontro da campanha Abandono é crime | Foto: Divulgação

Representantes da sociedade civil, proteção animal e Coordenadoria de Bem-estar animal de Petrópolis estão promovendo uma série de encontros com agentes comunitários de saúde para tratar do abandono de animais na cidade. A iniciativa, promovida pela campanha "Abandono é crime", realizará seis encontros no Cefet/Petrópolis, para abordar temas como vacinação, castração, bons tratos aos animais e a união de esforços para enfrentar o abandono de cães e gatos em Petrópolis. A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, reunindo um total de 300 servidores da Prefeitura.

 

Palestrantes voluntários

As palestras estão sendo ministradas pelo médico veterinário Dr. Cláudio Avelar, a voluntária da Dog's Heaven, Márcia Coelho Netto, a Vivi Pereira do Somos Todos Protetores, Márcia de Paula e Marília Mills. "Muito significativo a realização de uma parte deste projeto que combate ao crime contra os animais não humanos ser realizado no antigo plenário do Tribunal do Júri, no qual se julgava crimes contra a vida de animais humanos", disse a defensora pública aposentada, Marília Pimenta, atuante na causa animal na cidade.