Por: POR LUANA MOTTA

PETROPOLITANAS: Vereadores não podem usar assessores em campanhas

Todos os 15 vereadores foram notificados pelo MPRJ | Foto: Arquivo CM

A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis e a 29ª Promotoria Eleitoral expediram, de forma conjunta, Recomendação aos 15 vereadores de Petrópolis, na última sexta-feira (30), para que não utilizem servidores públicos da Câmara municipal nas atividades relacionadas à campanha ou propaganda eleitoral, durante o horário de expediente da Casa Legislativa. O documento teve origem em inquérito civil instaurado para apurar notícia de utilização de mão-de-obra pública para fins privados, consistente na utilização de servidores públicos e terceirizados como cabos eleitorais. "As recomendações foram expedidas a todos os vereadores de maneira preventiva e pedagógica. O MP busca evitar que irregularidades possam vir a ocorrer", explica a Promotora de Justiça Vanessa Katz.

 

Caso anterior

O que lembra um outro caso que é objeto de ação movida pelo Ministério Público. O candidato a vice prefeito, Leandro Azevedo, teve que esclarecer na Justiça uma suspeita de improbidade administrativa enquanto vereador em Petrópolis entre 2017 e 2020. Na época, uma denúncia apontou que Leandro usava assessores parlamentares para "atender a comunidade", o que foi comparado a cabos eleitorais. O inquérito foi instaurado em 2018. Leandro é vice na chapa do candidato Eduardo do Blog (Republicanos).

UNIFASE sedia encontro multifundacional regional

Reunião multifundacional regional em Petrópolis | Foto: Divulgação/UNIFASE

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio de suas Provedorias de Fundações, realizou na última semana, na sede da UNIFASE (Faculdade de Medicina de Petrópolis), o segundo encontro multifundacional na Região Serrana. Participaram a Fundação Serra dos Órgãos, Fundação Octacílio Gualberto, Fundação Princesa Isabel, Fundação de Apoio à Computação Científica e Fundação Dom Cintra. Elas congregam universidades, hospitais, espaços culturais, escolas e núcleos religiosos, alcançando milhares de pessoas, entre alunos, pacientes e fiéis, sendo o impacto social de suas atividades inestimável para a população local.

 

Ordenação de novos diáconos

Os seminaristas Caio Cesar da Silva Freitas, Flávio Wender Meireles Paladino e Rodolfo Rebello Martins foram ordenados Diáconos, na manhã deste sábado (31), pelo bispo diocesano de Petrópolis, Dom Joel Portella Amado. A ordenação sacerdotal deles está prevista para acontecer em dezembro. Essa foi a primeira ordenação diaconal diocesana presidida por Dom Joel desde a sua chegada na Diocese em março deste ano. A celebração aconteceu na Catedral São Pedro de Alcântara, com a presença dos diáconos permanentes, do clero diocesano e de familiares e amigos.

Prêmio Ipê

O servidor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Paulo Cabral Filho, foi um dos agraciados pelo Prêmio Ipê, organizado pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP). Em sua primeira edição, o prêmio estabelece três categorias: "Comunidade" (Pontos de Presença Estaduais); "Alianças Estratégicas" (Parceiros Públicos); e "Governança", sendo premiadas pessoas e instituições continuamente associadas às iniciativas da RNP por mais de dez anos. Paulo Cabral foi agraciado na categoria "Comunidade". A entrega aconteceu durante o Fórum RNP, em Brasília, no dia 29.