Por: POR LUANA MOTTA

PETROPOLITANAS: Incêndios destruíram 20 hectares do PARNASO

Brigadistas e Bombeiros atuaram na ocorrência | Foto: Divulgação/Parnaso

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) divulgou o balanço da última operação de combate a um incêndio florestal no interior e na área de amortecimento do Parque. Entre os dias 22 e 25 de agosto, 20 hectares de vegetação foram destruídos pelo fogo. O incêndio começou no dia 22, na região dos morros do Arquipélago e Pilatos e também no Vale do Jacó que se encontram no interior e Zona de Amortecimento do parque. Os brigadistas contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros e do Parque Nacional da Tijuca. Até uma aeronave dos bombeiros foi utilizada na operação. Participaram do combate cerca de 45 brigadistas do ICMBio (PARNASO e Parque Nacional da Tijuca), 20 bombeiros e 06 voluntários. O fogo só foi extinto na tarde de domingo, dia 25. "Esse incêndio destaca a importância de não soltar balões, não atear fogo na mata, e reforça que essas ações, além de causarem graves danos ambientais, são crimes previstos na legislação brasileira", comunicou o Parque.

 

LDO é aprovada

Às vésperas do prazo para votação da Lei Orçamentária Anual (LOA), os vereadores aprovaram nesta quarta-feira (28) a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025 em primeira discussão. O atraso se deu devido à rejeição do texto inicialmente apresentado pela Prefeitura que continha, segundo os vereadores, erros e inconsistência nos valores. Como o Correio veio mostrando há algumas semanas, os vereadores esperavam além de explicações, um plano de contingência orçamentário para tentar equilibrar as contas municipais com o novo percentual de IPM-ICMS do município.

Greve é suspensa,mas atrasos continuam

Presidente da CPTrans participou da reunião | Foto: Divulgação/SindRodoviários

O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Petrópolis (SindRodoviários) divulgou uma nota nesta quinta-feira (29) suspendendo mais uma vez a ameaça de greve após uma negociação com a empresa Petro Ita, que se comprometeu em fazer os pagamentos em atraso até a próxima segunda-feira, 02 de setembro. Só que além do atraso empresa x funcionário, também está atrasado o pagamento do subsídio da prefeitura às empresas de ônibus. De acordo com o SindRodoviários, o presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), Diogo Cezar Esteves de Araújo, participou da reunião de negociação e se comprometeu a efetuar o pagamento do Vale Escola, valor repassado para as empresas de transporte devido as gratuidades escolares, até o dia 05 de setembro.

 

Memorial da Ditadura

A vereadora Júlia Casamasso foi recebida pela Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados, em Brasília, na quarta-feira, 28, para discutir os direitos das vítimas de desaparecimento forçado. A participação foi solicitada pelo presidente do colegiado, deputado Glauber Braga (PSOL-RJ). Ambos estão empenhados em transformar o antigo centro de tortura clandestino de Petrópolis, conhecido como "Casa da Morte", em um memorial da ditadura militar.