Por: POR LUANA MOTTA

PETROPOLTANAS: Produtores rurais estão preocupados com contrato

Compra de itens da agricultura familiar | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Os produtores rurais de Petrópolis que fornecem para a merenda escolar das escolas municipais estão preocupados com a manutenção do contrato com a Associação dos Produtores Rurais de Petrópolis (APRP). A Coluna conversou com alguns produtores que confirmaram que desde que a Prefeitura tomou ciência da investigação, em março deste ano, não houve nenhuma mobilização junto aos produtores para tentar uma alternativa de fornecimento dos gêneros alimentícios com o possível encerramento do contrato. Houve sim, uma reunião com o Departamento de Agricultura e com o setor de logística da merenda, mas não foi apresentada proposta para solucionar a situação.

 

Buscam alternativas

Uma das lideranças, que pediu para não ser identificada, disse que tem mantido o fornecimento por meio da APRP por falta de alternativa do Governo Municipal, e definiu como 'constrangedora' a situação para ambas as partes. "Ficamos sem saber o que fazer e, por isso, buscamos uma alternativa para que no futuro seja feito da forma correta", disse um produtor. Atualmente, cerca de 70 produtores rurais fornecem itens da agricultura familiar para a merenda escolar por meio da APRP. Por iniciativa própria, já estudam a formação de uma cooperativa ou outra associação para que possam se desvincular da associação investigada.

Vereadores convocam SSOP para prestar esclarecimentos

Secretário de SSOP Elias Montes foi convocado | Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Petrópolis convocou o secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP), Elias Cabral Montes, para prestar esclarecimentos sobre a situação do transporte público e coleta de lixo no município. Os vereadores Mauro Peralta (PMN) e Domingos Protetor (PP) já haviam convocado representantes da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) e da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) para prestar tais esclarecimentos, mas esses não compareceram e emitiram um ofício se justificando à Procuradoria da Câmara.

 

Prefeitura se esquiva

No documento, eles afirmaram que segundo a Lei Orgânica do Município, não podem ser convocados dirigentes de entidades da administração indireta municipal, somente agentes políticos diretamente vinculados ao prefeito. No entanto, a Procuradoria da Câmara diz o contrário, que eles podem, sim, serem convocados de acordo com a Lei Orgânica. A partir disso, os vereadores então convocaram Elias Montes, secretário da SSOP, que é vinculado diretamente ao prefeito Rubens Bomtempo. Elias deverá se apresentar no próximo dia 22 de agosto, às 15h, na Câmara Municipal.

Trânsito e tratamento do lixo

Entre os questionamentos dos vereadores estão: a contratação de MEI's para a CPTrans durante o período da Bauernfest, o quantitativo de engenheiros de tráfego no Governo Municipal, impacto financeiro e ambiental que está sendo levar o lixo do município para o aterro de Três Rios, o caso de um dos caminhões de coleta da Prefeitura ter rodado na pista da rodovia BR-040.