Por: POR LUANA MOTTA

PETROPOLITANAS: Licitação para elaboração do plano de macrodrenagem está na reta final

Rio Quitandinha alaga em pontos fixos na R. Cel. Veiga | Foto: Arquivo/TVC

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) está em processo de contratação de uma empresa para fazer o plano de macrodrenagem da Bacia do Piabanha, em Petrópolis. A proposta, que começou a ser alinhada após a tragédia de 2022, com um grupo de trabalho com membros do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Governo do Estado e técnicos e especialistas no assunto, pretende controlar as inundações, especialmente no Rio Quitandinha. A licitação foi lançada no início deste ano e está em fase de seleção das empresas interessadas. O custo estimado é de R$ 16 milhões, com prazo de entrega do estudo em até 18 meses.

 

Novo projeto

Em 2021, foi entregue um projeto, feito por uma empresa contratada pelo Governo do Estado, que propôs alternativas e a elaboração de um projeto básico para resolver as enchentes no Centro Histórico. O estudo final foi questionado por técnicos em alguns pontos, como a instalação de um túnel extravasor na Rua Treze de Maio, ideia que é rechaçada pelos pesquisadores e estudiosos do assunto na cidade. Membros do Comitê Piabanha já se posicionaram sobre o tema, afirmando que a instalação do túnel no trecho só vai transferir o problema das enchentes para os outros distritos.

Prefeitura apresenta proposta, mas ainda falta projeto

A Prefeitura de Petrópolis também apresentou uma proposta ao Governo Federal para mitigar as inundações do Rio Quitandinha. No entanto, o projeto ainda não foi divulgado, apenas a proposta. No mês passado, o Governo Federal aprovou a proposta e incluiu a cidade no PAC Seleções no eixo 'Prevenção de Desastres: Drenagem Urbana'. Devem ser destinados neste primeiro momento cerca de R$ 100 milhões à proposta. A Coluna perguntou à Prefeitura sobre o projeto ou contratação para a elaboração, mas até o fechamento desta edição não houve resposta.

Projeto-piloto de alertas

Petrópolis e Angra dos Reis passarão neste sábado (10) pelo primeiro teste do projeto-piloto do Governo Federal para alerta de chuvas. A nova tecnologia, criada em parceria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e das quatro grandes operadoras de telefonia, utiliza a rede de telefonia celular para emitir o alerta com aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do usuário. O alerta também vai funcionar nos celulares em modo silencioso. Com o novo sistema, os residentes em áreas de risco vão receber as mensagens sem a necessidade de qualquer cadastro prévio.

Políticas para as mulheres

A Câmara Municipal votou e aprovou nesta quarta-feira (7), o projeto de lei (PL) que estabelece o Banco de Empregos para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar, de autoria da vereadora Júlia Casamasso. A data escolhida para essa aprovação, dia 07 de agosto, é lembrado o 18º aniversário da Lei Maria da Penha, um marco na luta contra a violência sofrida pelas mulheres. Coassinado pela vereadora Gilda Beatriz, o PL foi aprovado em regime de urgência pelos vereadores.