Por: POR LUANA MOTTA

PETROPOLITANAS: Inea vai assumir radar adquirido pelo Bradesco

Reunião entre MPRJ, SEAS e Inea em Petrópolis | Foto: Luana Motta

Além dos dois radares meteorológicos que serão adquiridos, instalados e operados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a Região Serrana contará com mais um radar banda X, que será adquirido pelo Bradesco. O banco perdeu uma em ação civil pública de improbidade administrativa movida pela 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Petrópolis do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, que foi sentenciada neste ano. O Bradesco assinou um termo que vai garantir a compra do equipamento que será instalado no morro conhecido como 'torres do Morin'. A notícia é excelente para o município, que é extremamente vulnerável aos eventos climáticos extremos.

 

Custo operacional

Para a operacionalização do radar banda X, além do custo de contratação de equipe técnica e equipamentos, há um custo anual estimado em até R$ 200 mil para manutenção. O Ministério Público vem desde a assinatura do termo com o Bradesco conversando com a Prefeitura para que assuma a operacionalização do equipamento. Mas até agora, a Prefeitura não demonstrou interesse em ter o radar para a cidade. A solução foi apelar ao Governo do Estado. Na reunião que aconteceu nesta segunda-feira (05), na sede do MPRJ, o Inea se comprometeu em assumir a operacionalização deste novo radar e todos os custos de manutenção, desde que seja patrimonializado ao Instituto.

Prazo até agosto para a compra do equipamento

As chuvas de março deste ano, que ocasionaram uma nova tragédia na cidade, que matou quatro pessoas no bairro Independência; também provocou deslizamento de terra no acesso às torres do Morin, onde o radar será instalado. Abriu-se então uma nova discussão entre o Ministério Público e a Prefeitura, para que, pelo menos, assumisse a obra de recomposição da via. O Bradesco tem prazo até o fim de agosto para comprar o radar, porque o termo prevê o valor de R$ 7,5 milhões, e caso não seja adquirido neste prazo, a negociação pode se tornar inviável por causa da mudança do preço de mercado do equipamento.

SEAS vai abrir acesso

Como a Prefeitura não demonstrou interesse em assumir a obra, a Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade se comprometeu em abrir o acesso emergencialmente para que o equipamento seja instalado, para que Petrópolis não perca a oportunidade de ter um radar banda X, que vai atender prioritariamente a área do município. A Coluna perguntou à Prefeitura nesta terça-feira (06), se vai assumir as obras de reconstrução da via, e aguarda resposta.

Sampaio anuncia vice

O candidato à Prefeitura de Petrópolis, Leandro Sampaio, anunciou a vice que vai compor a chapa nesta eleição, será a presidente do Podemos Mulher Petrópolis, Fernanda Monken. Esta é a única chapa majoritária, até o momento, que tem uma mulher como integrante. As convenções partidárias terminaram nesta segunda-feira (05), mas os candidatos têm até o dia 15 de agosto para pedir registro de candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).