Por: Gabriel Rattes

Duda Castro conquista medalha de prata

Duda garantiu pódio no brasileiro de jiu-jitsu | Foto: Divulgação

Por Gabriel Rattes

A lutadora petropolitana Maria Eduarda Silva Castro, de 15 anos, conquistou a medalha de prata no Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu, da Confederação Brasileira (CBJJ), uma das quatro principais ligas da modalidade no mundo. A competição foi realizada entre os dias 20 a 28 de abril, em São Paulo. Duda Castro, como é conhecida, já havia sido campeã mundial em agosto de 2023 e campeã Pan-Americana em setembro. Ambas as competições aconteceram no bairro de Deodoro, no Rio de Janeiro, e foram realizadas pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Olímpico (CBJJO).

A trajetória de Duda no esporte começou cedo, aos 4 anos, participando do projeto Judô Carangola, no Vale do Carangola, onde mora com a família. Nesta modalidade se destacou, ganhando várias competições. A transição para o jiu-jitsu aconteceu diante da necessidade de melhorar a técnica de luta no chão. Rodrigo Castro, pai de Duda, procurou então a Academia CheckMat, onde ela passou a treinar. "Logo no primeiro campeonato de Jiu-jitsu que ela participou, só como experiência, já foi campeã. Daí em diante não parou mais", enfatizou Rodrigo. Até o campeonato Brasileiro, Duda estava invicta nas competições de jiu-jitsu.

Agora, segundo Rodrigo, a atleta está se preparando para campeonatos internacionais futuros. Os maiores sonhos são poder viver do esporte e representar o Brasil em campeonatos por todo o mundo. "Levar o nome do jiu-jitsu petropolitano em vários lugares pelo mundo. A gente mora numa comunidade pobre, mas ela quer mostrar que no Vale do Carangola não se tem só coisas ruins, mas talentos", enfatizou.

Campeã mundial

Em agosto de 2023, a atleta disputou o Mundial da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Olímpico (CBJJO), pela categoria sub 18, duas acima da correspondente a sua idade. Foi campeã da competição, quando fez a estreia na modalidade. Um mês depois, Duda foi campeã do Pan-Americano, também organizado pela CBJJ, no bairro de Deodoro, no Rio.