Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: Enel RJ e Light podem ter concessões renovadas

Ministro de Minas e Energia Alexandra Silveira | Foto: Divulgação/MME

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a renovação das concessões de distribuição de energia elétrica será concluída em breve. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, durante o Fórum de qualidade para inclusão e transição energética, em Brasília. No Rio de Janeiro, a Enel RJ e a Light pediram a renovação dos contratos, já que a concessão de ambas tem prazo previsto para terminar em 2026.

"É importante destacar a decisão do Tribunal de Contas da União de entregar ao poder concedente, o Ministério de Minas e Energia, a responsabilidade de renovar as concessões de distribuição de energia. A expectativa é que nós possamos enviar nos próximos dias o decreto à Casa Civil, para apreciação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Espero que os gestores das distribuidoras possam aprovar seus planos de investimentos", afirmou.

 

Melhora do serviço

O presidente da Associação das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), Marcos Madureira, reconheceu que é necessária uma melhoria constante no serviço prestado. "São R$ 32 bilhões em investimentos que o setor tem feito a cada ano. Concordo com o ministro de que precisamos de aprimoramento. Estamos passando por adversidades e eventos climáticos novos", afirmou.

Mesa Brasil Sesc RJ entrega alimentos para 28 instituições

São mais de 80 instituições cadastradas no Programa | Foto: Divulgação/Sicomércio

Em mais uma ação de solidariedade, o programa Mesa Brasil Sesc entregou, nesta quarta-feira (17), alimentos para 28 instituições petropolitanas que auxiliam famílias em situação de vulnerabilidade. A entrega foi feita no Centro Cultural Sesc Quitandinha.

"Agradeço à Fecomércio-RJ por mais uma entrega significativa em Petrópolis para essas entidades que realizam um trabalho tão importante de assistência. Destaco, ainda, o empenho de toda equipe do Mesa Brasil em mais uma demonstração de amor ao próximo", afirma Marcelo Fiorini, (presidente do Sicomércio Petrópolis, parceiro da ação e também diretor da Fecomércio-RJ) responsável pela entrega.

Em Petrópolis, são mais de 80 instituições cadastradas no Programa Mesa Brasil que, periodicamente, recebem as doações.

Atraso do Vale Alimentação

O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Petrópolis denunciou à imprensa atraso no repasse do vale alimentação dos funcionários rodoviários da empresa Turp - Transporte Urbano de Petrópolis Ltda. Uma reunião foi solicitada para a manhã desta quinta-feira (18). "O objetivo da reunião é identificar os motivos por trás do atraso no repasse do benefício e estabelecer medidas concretas para garantir que os prazos voltem a ser cumpridos de acordo com o que foi acordado na Convenção Coletiva", disse o Sindicato.

Visita técnica em Petrópolis

Equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Paraíba do Sul visitou as obras de Estações de Tratamento de Esgoto de Petrópolis. A Secretária, Luana Souza, começou a expedição nas obras da ETE Itaipava, que estão em fase final de implantação. A unidade ocupa apenas 25% da área de uma ETE convencional, e é idêntico ao que está sendo construído em Paraíba do Sul. Além da estação de Itaipava, a equipe esteve na da Piabanha, no bairro Bingen. Inaugurada em 2012, a unidade foi a primeira do Brasil a utilizar um sistema de aeração.