Por: Luana Motta

Participação de ex-Comdep em comitiva não é explicada

Deputada Jandira Feghali (PCdoB) participou da reunião no Ministério do Desenvolvimento | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na última semana, o prefeito Rubens Bomtempo montou uma comitiva para ir a Brasília para debater pautas sobre a cidade. Além de secretários, um "agregado" foi incluído na agenda: o ex-presidente da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis, Leonardo França, que é pré-candidato a vereador pelo PSB.

Na quarta-feira (10), antes mesmo dos Diários Oficiais dos dias 06 e 08 de abril serem disponibilizados no Portal da Transparência da Prefeitura, os quais indicam a saída de Léo França do Governo, o prefeito Rubens Bomtempo compartilhava no seu perfil no Instagram uma publicação do ex-Comdep, com a secretária municipal de Obras, Vyrna Jacomo, sobre a agenda em Brasília. Na publicação, usando a hashtag #LéoFranca, diz que os três estiveram na Casa Civil para apresentar projetos e discutir demandas de Petrópolis. "Estamos empenhados em aproximar cada vez mais as esferas municipal e federal, fortalecendo parcerias e buscando soluções conjuntas para os desafios enfrentados pela nossa cidade", diz um trecho da legenda.

Sem nomeação em cargo público e em pré-candidatura, a Prefeitura não conseguiu explicar o motivo de Leo França ter acompanhado a agenda da comitiva. Ao Correio, disse apenas "que todos os ritos de desincompatibilizações e nomeações seguiram os trâmites normais". Sem detalhar à imprensa a agenda, Bomtempo tentou manter discrição nas suas redes sociais. Além da publicação compartilhada em sua conta no Instagram, divulgou que esteve com o deputado federal Lindbergh Farias, para discutir estratégias para acelerar a retomada da obra de nova subida da serra da rodovia BR-040/RJ/MG.

Já Leo França disse ao Correio, por meio de nota, que "foi convidado pelo PSB para uma reunião com o deputado federal Eduardo Bandeira de Mello, seu amigo pessoal e do mesmo partido. A viagem foi custeada por recursos próprios".

Agenda discreta

No retorno de Brasília, Bomtempo anunciou que serão realizadas sete obras em resposta às chuvas, disse que o anúncio foi resultado de sua ida a Brasília, acompanhado pelos secretários Rafael Simão (Defesa Civil) e Vyrna Jacomo (Obras). E embora Leo França tenha participado das reuniões, Bomtempo não citou e não explicou sua participação. A deputada Jandira Feghali (PCdoB) também esteve no encontro no Ministério do Desenvolvimento Regional.

"Chegamos ontem (quinta-feira, 11) de Brasília. Em conversa com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, conseguimos viabilizar recursos federais para que a gente comece essas 7 obras já hoje", disse o prefeito. Segundo Bomtempo, serão investidos cerca de R$ 3,7 milhões de recursos federais nessas obras, que serão executadas pela Prefeitura, nos locais: Bingen, Brigadeiro Castrioto, Cemitério Municipal, Coronel Veiga, Décio Nicolay, Duques e Glória.

Suplente e ex-Comdep

Léo França é figura conhecida no governo de Bomtempo, esteve à frente da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis em dois mandatos, em 2016 e 2021. Ficou no cargo até agosto de 2022, quando foi para a Câmara Municipal. França, que era suplente da cadeira do PSB, entrou no lugar de Ronaldo Ramos, que se licenciou para assumir a Secretaria de Obras do município. Em outubro do ano passado voltou à Comdep, onde ficou até a semana passada.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.