Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: O time dos "EXs"

Leo França vai em comitiva do Prefeito à Brasília | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na Prefeitura de Petrópolis cinco secretários deixaram os cargos na última semana para concorrer a uma vaga no legislativo nas eleições de outubro. Thiago Damasceno, agora é ex-diretor-presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans); Leo França, ex-presidente da Companhia Municipal de Desenvolvimento (Comdep); Ramon Melo, ex-secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública; Adriana de Paula, ex-secretária de Educação; e Fernando Araújo, ex-secretário da Assistência Social. Os únicos nomes oficialmente substituídos foram na Educação, com a chegada da professora Cecília Pinheiro e na Assistência Social, Valesca Gonçalves. Os demais comunicaram a saída dos cargos por meio da Bio em perfis pessoais no Instagram. Até o fechamento desta edição, a Prefeitura ainda não havia publicado em Diário Oficial a exoneração dos secretários. O último DO publicado no Portal da Transparência da Prefeitura é do dia 05 de abril de 2024, último dia da janela partidária. Também não respondeu o questionamento do jornal feito à Coordenadoria de Comunicação Social do Município.

 

BR-040/MG será leiloada nesta quinta-feira (11)

BR-040 trecho Belo Horizonte - Juiz de Fora | Foto: Divulgação/ANTT

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realiza hoje (11) o leilão de concessão de 232,1 km da BR-040/MG - trecho que liga Belo Horizonte e Juiz de Fora. Na última segunda-feira (8), o ministro dos Transportes Renan Filho listou quatro concessionárias que estão interessadas em participar do certame. "São quatro envelopes entregues pela CCR, EPR, Azevedo e Travassos e o consórcio Vetor Norte. Dois consórcios entrantes, novas concessionárias entrando no mercado de concessão no Brasil, o que é muito importante. Teremos concorrência para o lote. O que é bastante e vai garantir investimento para Minas Gerais", disse o ministro ao jornal O Estado de Minas, durante passagem ao Vale do Aço, em Minas Gerais. O projeto prevê diversas melhorias na rodovia, com investimentos que ultrapassam R$ 8 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão. O critério de julgamento do leilão será o maior desconto sobre a tarifa básica de pedágio.

BR-040/495/MG/RJ sem previsão

O trecho está sendo relicitado pelo Governo Federal, antes estava sob administração da Via 040. A proposta anterior era licitar a BR-040 trecho Belo Horizonte e Rio de Janeiro. No entanto, o projeto foi dividido pelo Ministério dos Transportes, devido às particularidades e para ampliar a concorrência para a administração das rodovias. O segundo trecho a ser licitado é BR-040/MG/RJ que passa por Petrópolis. Esta ainda depende da revisão dos estudos pela área técnica da ANTT, para então ser encaminhada para análise do Tribunal de Contas do Estado (TCU). O projeto inclui nesta nova concessão a BR-495.

Demora

A demora para conclusão do processo e abertura do edital de leilão da BR-040/495/MG/RJ é criticada por entidades ligadas aos setores de comércio, serviços e turismo, além da sociedade civil, que apelou para um abaixo-assinado para cobrar celeridade no processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.