Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: Vítimas das chuvas podem solicitar Saque do FGTS

Deslizamento na Cacilda Becker no Independência | Foto: Gabriel Rattes

Moradores das localidades atingidas pelas chuvas de março em Petrópolis já podem solicitar o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Via aplicativo de celular ou em uma agência bancária (veja as orientações mais abaixo). É o Saque Calamidade: modalidade de saque prevista pela Caixa para cidades que tenham sofrido desastre natural. O valor do saque será o saldo disponível na conta do FGTS do trabalhador na data da solicitação (limitado a R$ 6.220).

"Desde o dia 23, dia da decretação da situação de emergência, estivemos em conversa com o Ministério Público Federal e a Caixa Econômica. Mandamos toda a documentação necessária. E solicitamos que a liberação fosse por localidade, e não por rua, para facilitar o processo. É importante destacar a celeridade e o compromisso da Caixa Econômica e a atuação do procurador Charles Stevan da Mota, do Ministério Público Federal, que foram fundamentais nesse processo", disse o secretário de Defesa Civil, Rafael Simão.

 

Caminhada Azul de Conscientização sobre o TEA

Caminhada Azul no Centro Histórico de Petrópolis | Foto: Divulgação/PMP

Centenas de pessoas vestidas de azul participaram da Caminhada Azul - uma iniciativa do Gaape (Grupo Amigos dos Autistas de Petrópolis) com o apoio da Prefeitura. O objetivo da caminhada foi sensibilizar a população com relação ao autismo: a necessidade de que todos entendam melhor as características de quem têm essa condição, para diminuir o preconceito e aumentar a integração entre todo mundo - quem tem e quem não tem o transtorno do espectro autista (TEA). A Caminhada Azul no domingo faz referência ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril, e tem como cor tema o azul.

Dia das Unidades de Conservação

Petrópolis passa ter o Dia Municipal das Unidades de Conservação, que será comemorado anualmente no dia 18 de julho. A lei 8.740/24 sacionada recentemente é de autoria do vereador Gil Magno. "O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) serve para garantir a preservação da diversidade biológica, promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais e fazer a proteção das comunidades tradicionais, seus conhecimentos e cultura", destaca o vereador. O município de Petrópolis destaca-se pela grande quantidade de unidades de conservação (UCs) inseridas em seu território, as quais desempenham um papel importante na gestão dos remanescentes florestais do bioma Mata Atlântica. São 22 unidades de conservação, destas 17 estão integralmente localizadas dentro dos limites do município.

Recentemente, Petrópolis foi declarada através da Lei Estadual 10.082/23 como a "Capital Estadual das Unidades de Conservação", com o intuito de favorecer o turismo de aventura, geoturismo e o montanhismo, patrimônio Cultural imaterial da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.