Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: Prefeitura vai arcar com aluguel social de R$ 1 mil

MPRJ vistoria abrigos provisórios em Petrópolis | Foto: Divulgação/MPRJ

Pelo menos 38 famílias serão incluídas no Aluguel Social em Petrópolis, após as chuvas do último dia 22 de março. A Prefeitura disse ao Correio que arcará com o valor de R$ 1 mil do benefício. Na última segunda-feira (01) a Defensoria Pública e Receita Federal fizeram um mutirão de serviços para auxiliar as vítimas das chuvas na emissão de documentos. A Prefeitura, no entanto, ainda não tem o número exato de pessoas que estão desabrigadas aptas ao benefício, ao Correio, disseram a quantidade de famílias que serão inseridas no programa será definida após a conclusão da avaliação técnica das famílias e dos imóveis pelas equipes das secretarias de Defesa Civil e de Assistência Social.

 

Situação de desastre

A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro vistoriou nesta terça-feira (2), os dois abrigos temporários instalados pela Prefeitura para receber as vítimas das chuvas. A Prefeitura atendeu um pedido do MPRJ e transferiu as famílias que estavam abrigadas em uma escola municipal no Independência para um novo local.

"Entendemos que enquanto houver pessoas nos abrigos, estamos em situação de desastre. Durante a vistoria, constatamos que o espaço é suficiente para abrigar as famílias. Requisitamos a instalação de telas de proteção nas janelas do segundo andar, melhorias na cozinha e na alimentação e uma melhor organização no atendimento social às famílias que ali se encontram, incluindo a busca de imóveis e atendimento para a concessão do benefício do aluguel social", disse a promotora de Justiça Vanessa Katz.

Bunka-Sai agora faz parte do calendário oficial

Bunka-Sai celebra a cultura japonesa em Petrópolis | Foto: Marlus Renato

Foi sancionada a lei nº 8.731/2024 que inclui o "BUNKA-SAI" no Calendário Oficial do município de Petrópolis, devendo ser realizado anualmente durante o mês de outubro. Segundo o autor do projeto, vereador Fred Procópio, a lei visa garantir a continuidade do nome "BUNKA-SAI" para o conjunto de eventos que celebram a imigração japonesa no município. "É essencial preservar a tradição e o legado cultural que o BUNKA-SAI representa para toda comunidade japonesa. A mudança da nomenclatura poderia prejudicar a identificação do evento com a cidade de Petrópolis", ressalta o vereador.

Adequações nos abrigos

Ainda na terça-feira (02), houve uma reunião sobre os abrigos com o secretário municipal de Assistência Social, Fernando Araújo, nela o MPRJ foi informado que as recomendações serão acatadas e providenciadas até sexta-feira (05). O MPRJ também esteve no abrigo do bairro do Caxambu, e foram feitas algumas recomendações para melhorias no atendimento, como ajustes na alimentação, cozinha e atendimento social. Segundo o Ministério Público, uma nova vistoria será feita para que sejam constatadas se as medidas foram cumpridas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.