Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: Saque Calamidade do FGTS para vítimas da chuva

Centro Integrado de Comando e Controle Petrópolis | Foto: Divulgação/PMP

Representantes da Prefeitura e da Caixa Econômica Federal vêm se reunindo, desde a semana passada, para alinhar a liberação do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para os moradores das áreas atingidas pelas chuvas do fim de março. É o Saque Calamidade: modalidade de saque prevista pela Caixa para cidades que tenham sofrido desastre natural. O valor do saque será o saldo disponível na conta do FGTS do trabalhador na data da solicitação (limitado a R$ 6.220).

"Estamos desde o dia 23, dia da decretação da situação de emergência, em conversa com o Ministério Público Federal e a Caixa Econômica. Tenho certeza que essa liberação vai acontecer. Agora, estamos nos trâmites burocráticos para viabilizar isso. Uma das questões que estamos ajustando, por exemplo, é a área de abrangência. Estamos tentando viabilizar a liberação do FGTS por bairro, e não por rua, para facilitar o processo. Após as reuniões com a Caixa, a Prefeitura já enviou as documentações necessárias e os bairros atingidos", disse o secretário de Defesa Civil, Rafael Simão.

 

Vacinação gratuita

Na última quarta-feira (27), a Câmara Municipal aprovou um projeto de lei, de autoria do vereador Domingos Protetor, que disponibiliza gratuitamente as vacinas V10 e V4 nas campanhas de vacinação antirrábica. O objetivo é ajudar a combater e prevenir doenças em animais domésticos, ampliando a saúde animal e a saúde pública municipal. A proposta é que sejam beneficiados cães e gatos comunitários e os animais cujos tutores estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). A proposta segue para análise do Poder Executivo.

Convocação dos concursados da Educação

Ao todo, 1,7 mil concursados foram convocados | Foto: Divulgação/Ascom

A Prefeitura de Petrópolis deu posse a um novo grupo de profissionais da Educação, aprovado no concurso público. Com mais essa convocação, são mais de 1.700 concursados que já foram convocados. A solenidade de posse aconteceu na manhã desta terça-feira (2), no Instituto Teológico Franciscano e reuniu cerca de 200 pessoas. O novo grupo é formado por professores e professoras que vão atuar nas unidades da rede municipal com Ensino Fundamental.

Avaliação dos Nudecs

No próximo sábado (6), a SOS SERRA e a Defesa Civil de Petrópolis promovem um encontro de discussão e avaliação da atuação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil durante as recentes chuvas em Petrópolis. O evento está marcado para às 8h30, no galpão da associação que fica no Quitandinha. Existem em Petrópolis 32 NUDECs, formados por moradores de áreas de risco, capacitados pela Defesa Civil, para atuar na prevenção e em momentos de desastres. Esses 32 NUDECs atuam em 96 comunidades petropolitanas. "Quanto mais preparada estiver a população de uma cidade para uma ameaça, menores as chances de vítimas e de danos materiais. Todos sabemos que vai chover forte a cada verão em Petrópolis. O que muda é o impacto desses eventos na população," diz Gisela Simas, fundadora da SOS SERRA.

As vagas para participar do evento no sábado são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo link: hcps://forms.gle/QLGqCFFsgcjyiqqbA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.